Consumidor verde

Vivemos hoje em uma época onde o consumismo é crescentes nas mais diversas classes sociais, ocasionando diversos impactos severos no meio ambiente e em nosso planeta. Podemos citar como exemplo de consumo desordenado o esgotamento das reservas minerais em nosso planeta, o a poluição dos rios e mananciais, a pesca predatória e entre outros problemas que enfrentamos.
Devido a estes e outros problemas enfrentados, devemos ter uma nova visão sócio- ambiental e começar a nos conscientizar como “consumidores verdes”. Mas o que é Consumidor verde?
Aquele consumidor que seleciona os produtos que compra e usa em sua casa, dando prioridade aos que menos contaminam, privilegiando as empresas que investem na preservação ambiental, é chamado de consumidor verde.
Alguns passos importantes para que se possa tornar um consumidor verde:
1 – Verifique quais as matérias-primas do produto na hora da compra. Escolha materiais reciclados e os produtos que têm certificados de boa procedência e manejo sustentável;
2 – Opte pelas sacolas de pano para levar ao supermercado e à feira;
3 – Prefira produtos que gerem apenas um resíduo;
4 – Opte pelas sacolas de pano para levar ao supermercado e à feira;
5 – Pesquise como é o produto é descartado. Se ele gera um lixo não reciclável ou que contamina o solo, a água ou o ar, não use. Escolha aqueles que possam voltar ao ciclo produtivo ou se decompor sem causar prejuízo ao meio ambiente;
Importante
A humanidade consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se o consumo e a produção continuarem nesse ritmo, em menos de 50 anos serão necessários mais de um planeta Terra para suprir nossas necessidades de água, energia e alimentos. Faça a sua parte!
Fontes: http://comunidade.bemsimples.com/bem-verde/w/bem-verde/Como-ser-um-consumidor-verde-ou-sustentavel.aspx