O Risco do Vício

0
624

A adolescência é uma fase vulnerável, na qual ocorrem muitas mudanças e é exatamente neste momento que muitos jovens passam a conhecer o álcool e outras drogas e acabam ficando dependentes.

O vício aumenta as chances de adotar comportamentos de risco como: contrair doenças sexualmente transmissíveis, envolver-se em atos de violência e acidentes de trânsito, ter problemas neurológicos e transtornos mentais.

O vício acontece no momento em que a droga é experimentada e o jovem sente a sensação de prazer momentânea que ela oferece.

Toda droga que causa uma dependência dá uma sensação de prazer fácil e intensa. Quando a droga, tanto a maconha, quanto o álcool, a cocaína ou a nicotina, cai na corrente sanguínea e chega ao cérebro, estimula o sistema de recompensa, causando uma sensação intensa de prazer. Esse sistema de recompensa é ativado quando sentimos uma sensação boa, parecida como a de quando vencemos um desafio, e devido essa sensação que o cérebro sente ser boa, ele vai querer sempre mais desafios para poder sentir novamente o prazer.

Com as drogas acontece a mesma coisa, e esse é o perigo, pois sempre o jovem vai buscar uma quantidade maior para sentir mais prazer, porém se esse sistema for ativado de forma muito intensa e ininterrupta, acontece uma pane, e ele vai perdendo a capacidade de sentir toda e qualquer forma de prazer que possa existir na vida.

E então se chega ao círculo vicioso, momento que o jovem passa a usar mais droga e cada vez passa a sentir menos prazer e assim sua vida acaba ficando sem um sentido.

O melhor a se fazer é evitar o primeiro contato e preservar a sua saúde e sua vida!

Fonte: Rev. Mente e Cérebro. Nov/2011

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here