Um Ano Novo Diferente

0
506

Como pensar de maneira diferente, como descobrir novas formas de viver a vida e como chegar mais rapidamente e com mais facilidade aos seus objetivos? Para iniciar o ano com pé direito, é preciso ação.  Segue algumas dicas valiosas para que possamos refletir e promover mudanças necessárias para conquistar uma vida harmoniosa e cheia de infinitas possibilidades.

Autogerenciamento – Sem dúvida, é um grande desafio. Desde que nascemos nos acostumamos com relações de comando e controle com nossos pais e professores, não assumindo na maior parte do tempo grandes responsabilidades. Com o tempo e a entrada no mercado de trabalho, o medo de errar acaba sendo um incentivador para permanecer nessa zona de conforto, confiando a outras pessoas o gerenciamento de nossas ações e responsabilidade pelos nossos resultados. É preciso ter coragem e força de vontade para superar o medo e vencer o desafio de se expor, assumindo os riscos de um comportamento pró-ativo e inovador.

Preste atenção nos seus Pensamentos – Uma tarefa fácil que, muitas vezes, nós não fazemos. O que você diz para você mesmo e para as correspondentes imagens/sons que você tem na sua mente, ou sensações no seu corpo. Perceba quando você pensa negativamente e o impacto que isso tem em você e nas pessoas ao seu redor.

Tenha um objetivo positivo para tudo que você faz – Muito freqüentemente, nós fazemos coisas sem outro intuito que não o de concluir a tarefa. Antes de empreender uma atividade, explore como você pode torná-la agradável, ou algo que faça uma diferença positiva na sua vida. Por exemplo, da próxima vez que você sair para caminhar, não importa a distância, tenha um objetivo positivo de que isso é mais do que uma caminhada – um objetivo que seja de alguma maneira, um desafio para você. Você pode decidir perceber e admirar cinco coisas bonitas na natureza que você não tenha visto antes ou fazer contato com pelo menos três pessoas estranhas, simplesmente dizendo “oi” e, talvez, acrescentando “tenha um bom dia!”

Coloque foco no seu objetivo – Defina sempre seu objetivo. Seja específico. Escreva no papel, fale com os amigos e familiares, tenha um foco. Disponha-se a trabalhar pelo menos 90 dias no seu objetivo, assim você conseguirá sair do lugar comum. As grandes fortunas do mundo foram construídas sobre o foco do objetivo definido.  Basta ler as biografias dos grandes homens mais influentes e verá que eles sempre tinham e mantinha o foco nos seus objetivos. Comece por traçar suas metas para a semana, depois para o mês e para o ano.

Seja flexível – Reconheça o que você realizou. Se não alcançou o resultado desejado, seja flexível e aborde-o de uma maneira diferente (que pode significar ajustar o seu objetivo). Se você tentar uma chave na fechadura e ela não servir, você ficará tentando repetidamente a mesma chave? Ou você é flexível e tenta outras chaves, até encontrar a que funciona? A flexibilidade emocional não significa fraqueza, mas a capacidade de compreender o movimento da vida, que nem sempre pode ser programado e não obedece a uma lógica linear. A sabedoria consiste em viver de forma intensa e profunda a partir das contradições e adversidades desta curtíssima e belíssima trajetória existencial.

Evite ser vítima – Assuma a responsabilidade pelas suas ações e seus sentimentos. Se numa conversa ou numa interação com outra pessoa, você não conseguir o resultado que queria, assuma a responsabilidade pelo que fez e como se sente. Assumir a responsabilidade pelas suas ações e da maneira como você se sente lhe dá a oportunidade de mudar as coisas, ao invés de ser uma vítima.

Aprimoramento Contínuo – Valorize o aprendizado como um processo que dura a vida toda e como o meio através do qual obtemos conhecimento para entender as mudanças, ter melhores idéias, aumentar a produtividade e alcançar o crescimento pessoal, financeiro e espiritual.  Desenvolva o hábito de aprender sempre. É retorno garantido nesta vida. E muito mais vantagem no mundo futuro.

Créditos: somostodosum.ig.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here