São José do Rio Pardo, segunda-feira, 24 de novembro de 2014
"Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada!"

Passeios / Viagens

São José do Rio Pardo, SP - domingo, 13 de setembro de 2009

Alunos da FEUC na Serra da Canastra

Alunos do curso de
Geografia e Ciências Biológicas da FEUC

visitam a nascente do Rio São Francisco na Serra da Canastra

Por Marcilene dos Santos
Professora do curso de Geografia da FEUC

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, os alunos visitaram o Parque Nacional da Serra da Canastra e região sob a supervisão da Profa. Dra. Marcilene dos Santos. Foram dias de intenso enriquecimento acadêmico-cultural.
O trabalho de campo para o Parque Nacional da Serra da Canastra em São Roque de Minas (MG), com alunos dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas, ficará na lembrança de todos. Os alunos conheceram de perto as características físicas naturais do Cerrado, especialmente os campos rupestres e campos de altitude, e de ocupação da região, em especial a região da nascente do rio São Francisco. Os alunos analisaram os aspectos da geologia, biogeografia (flora e fauna), o relevo, os solos característicos e puderam correlacionar com outros aspectos trabalhados em sala de aula junto às disciplinas “Meio Ambiente e Recursos Naturais”, “Fundamentos de Pedologia” e “Cartografia Temática”.


A cachoeira Casca d’anta lavou a alma de todos com sua imponência e beleza. Todos ficaram maravilhados com o encanto natural da Serra da Canastra na região de nascente do Rio São Francisco. A viagem também reforçou a importância do manejo sustentável e de programas de Educação Ambiental. Os alunos familiarizaram-se com as rochas quartzíticas, xistos e filitos abundantes na região e se aprofundaram acerca da história geológica de mais de 650 milhões de anos da região e sobre o ambiente marinho existente naquela época. A viagem também proporcionou um ambiente de integração e união entre as classes, importante para a formação intelectual e humanística dos alunos.
Segundo a direção da FEUC, excursões didáticas são práticas constantes nos cursos de Geografia e Ciências Biológicas da FEUC, que além da Serra da Canastra, visitam todo o ano o Litoral paulista para estudos de Biologia Marinha; Barra Bonita para conhecer o funcionamento das eclusas, e outras formações e biomas que auxiliem no aprimoramento de estudos ambientais. As inscrições para o vestibular da FEUC já estão abertas e são gratuitas, acesse o site: www.feucriopardo.edu.br

Anunciantes

Parceiros

Versão PDF

O JornalZinho

Login-in