Treinamento Reabilitativo

Na rotina do profissional de Educação Física, deparamos com alunos que possuem problemas musculoesqueléticos dos mais variados: lesões, traumas, fraturas, cirurgias, doenças e etc.. A importância de se conhecer profundamente a saúde, os hábitos, estilo de vida, profissão, nível de stress de seus alunos e por que também, não conhecer e entender os problemas musculoesqueléticos?
A maioria das vezes, ele nem sempre entendem a própria condição física e compreende a orientação médica, sendo assim, a necessidade de uma leitura investigativa dos exames que contribui, e muito. Compreender o mecanismo de uma lesão, nos torna capazes de visualizar como e por que a mesma aconteceu, quais estruturas estavam enfraquecidas ou mais fortes, que compensações levaram a esse desequilíbrio e quais as providências a serem tomadas no planejamento do treino.
O significado dos laudos, num primeiro momento, nos dá mais argumentos para um diálogo mais equilibrado, com os profissionais que tratam desse aluno, porque esses exames nos dão uma resposta mais aprofundada sobre a condição e as possibilidades de manipulação das variáveis.
Gostaria salientar que o objetivo final sempre será trazer mais funcionalidade musculoesquelética ao aluno para as suas atividades de vida diária, fazendo com que esse chegue em condições melhores que as anteriores, pensando na prevenção da reincidência.
A perspectiva, o cenário ideal, seria um trabalho interdisciplinar, onde todos os profissionais envolvidos compreendam o âmbito de cada área, obviamente, sem interferências nas especificidades de cada uma, mas buscando um diálogo profissional com o intuito de um bem maior, o restabelecimento do aluno.
A orientação pertinente, onde o trabalho do profissional de Educação Física credenciado pelo CREF é fundamental na fase final do processo, pois por meio de uma periodização bem feita, o treino reabilitativo trará ao aluno parâmetros de equilíbrio, força e mobilidade funcional normal.