O Planeta pede água

Já não é novidade para ninguém no que se refere sobre a escassez de água em todo o planeta, onde cerca de um bilhão não tem acesso á água potável e o mais lamentável é que este número tende a aumentar.
Mostrar a magnitude do problema e, ao mesmo tempo, mostrar que há solução para ele – e ao nosso alcance – é o objetivo do livro “Blue Planet Run – The Race to Provide Safe Drinking Water to the World” (Corrida do Planeta Azul – A Prova para Fornecer Água Potável e Segura para o Mundo, ainda sem tradução no Brasil) lançado por uma ONG de mesmo nome, criada em 2002 com a motivação de fornecer água potável para todas as pessoas do planeta.
Hoje a escassez de água de água potável afeta uma em cada seis pessoas em todo o planeta, onde as doenças relacionadas à água que se apresenta com má qualidade e a principal causa de mortes. Somente nos últimos dez anos, mais crianças morreram de diarreia do que pessoas que foram mortas em conflitos armados desde a 2ª guerra mundial.
Mas, de acordo com a Blue Planet Run, existe uma luz no fim do túnel, onde existe soluções  comprovadas.” Segundo a ONG, a saída para metade dessa população que sofre com a escassez de água – 500 milhões dos habitantes das regiões mais pobres do mundo, sobretudo nas áreas rurais – pode ser obtida por um custo de US$ 30 por pessoa. Nada de tecnologias caras e complicadas, apenas medidas pragmáticas e tecnicamente simples, como poços, perfurações e melhor utilização da água da chuva, seriam metade do caminho para a meta de fornecer água para todos.”
Para se ter uma ideia deste consumo de água potável para para produzir algumas refeições (em litros):
250 gramas de hambúrguer   11 mil litros
Um pedaço de carne de porco 2 mil litros
Um copo de leite  1.000 litros
Salada   492 litros
Taça de vinho   250 litros
Fatia de pão  151 litros
Xícara de café  140 litros
Fonte: http://revistagalileu.globo.com
Foto:www.google.com.br