A Paciência

Neste mês vamos falar de uma outra virtude importante do ser humano, ser paciente. Vivemos em um mundo que tudo que queremos precisa ser logo, pra agora, tudo é urgente, tudo é corrido e acabamos esquecendo que os acontecimentos que desejamos na vida nem sempre vai ser neste ritmo rápido, na maioria das vezes necessita de uma espera.

Ah esse tempo de espera, não é fácil! Queremos ir para Terapia e mudar tudo o que nos desagrada, em uma sessão, queremos que as pessoas melhorem de um dia para outro, queremos aprender as coisas e já sermos bons em pouco tempo, mas esquecemos que muitas vezes, esses desejos  precisam ser amadurecidos dentro de cada um para que a mudança aconteça. Para isso, precisa haver a tal da paciência.

A virtude da paciência exige um autocontrole emocional para  suportar situações desagradáveis e indesejáveis, sem revolta, sem perder a calma e a concentração no que queremos e buscamos na vida. Podemos sim, expressar nossos descontentamentos, porém existem pessoas que passam a viver reclamando de tudo que lhe desagrada, e quer que o mundo mude por ela.

É preciso entender que a vida tem muitas frustrações e precisamos ter tolerância com as coisas que não são do jeito que a gente quer e imagina, pois tudo tem seu tempo.

A paciência também envolve uma perseverança, ou seja, uma insistência no que se deseja, mesmo que o tempo pareça não passar.

Todos nós possuímos esta virtude, mas nem sempre praticamos para que ela se desenvolva mais.  Assim, precisamos aprender com os acontecimentos de nossas vidas, precisamos lidar com os momentos de vazio, em que nada acontece. E quando esta espera conseguir ser vivida estaremos mais preparados para ter a paciência, a tolerância e a perseverança necessárias para vivermos melhor.