Saudades x Falta

Sem tradução para outros idiomas a palavra saudades não nomeia apenas um sentimento, mas um estado de espírito! Sentir saudades é percorrer uma viagem de lembranças carinhosas de um bem especial que está ausente acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo! Logo a saudade por mais dolorida que seja é edificante, nos motiva a continuar mesmo nos momentos de dor, pois, revive em nosso “paladar” o gosto do belo, da felicidade, da alegria e do amor vivido em tempos passados. Só se sente saudades do que foi bom!

A saudade em determinados dias pode gerar angústia, nostalgia e tristeza. Sentimentos que intensificam o “sentir falta”! A falta é a dor física da ausência, do abraço, das palavras, da companhia de cada dia. Quem sente saudades ainda possui esperança, quem sente falta, sente saudades, mas é consciente que tal dor não será estancada! A falta, imobiliza, entristece e torna tudo “preto e branco”. A saudade deixa rastros de cores a serem seguidos ao encontro final do ser amado.   Sentir falta é ficar com o coração apertado, ter um “nó” na garganta, ficar cabisbaixo e não encontrar motivos para continuar. A saudade também aperta o coração e nos faz chorar… Mas, são lágrimas de um amor que dói. Um amor que não entende, mas compreende. Que vive, mas não esqueceu! A tristeza da ausência não acrescenta nada em nossas vidas, apenas retira o pouco que ficou. Saudades sim!Tristeza não!

Que a dor da falta seja consolada, e com o tempo, superada pela esperança do eterno, do infinito e do possível! Não tenha medo de sentir saudades, e até mesmo enfrentar a “falta”, pois sentir é próprio de quem amou e viveu. E quem não sente saudades – e muito menos falta – não viveu… Morreu a tempo e não percebeu.