Encontrar Deus

As pessoas querem sempre buscar a Deus. Muitas vão a igreja, dirigem até a mesquita, andam ao templo ou se encaminham a um lugar sagrado. Algumas fazem peregrinações religiosas, de milhares de quilômetros, para visitar santuários antigos. Há aqueles que viajam a outros países para encontrar um mestre ou um guru famoso. Muitos acreditam que encontrarão Deus nas montanhas do Himalaia ou no misterioso rio Jordão.

Viram de cabeça para baixo em posições de yoga, recitam mantras indianos, fazem terços e novenas, acendem velas e incensos. Alguns fazem promessas e até autoflagelação. Todos esses atos revelam uma atitude básica: o ser humano acredita que precisa sair de onde está, do lugar onde se encontra, para ir ao encontro de Deus.

Como as pessoas não encontram Deus onde estão, sentem que Ele deve estar “em outro lugar”. Boa parte das religiões do mundo concordam que Deus se encontra dentro de nós mesmos. Então, a pergunta é: para que deslocar-se de um lugar ao outro a fim de encontrar Deus em algum lugar? Para que sair do momento presente para encontrar Deus apenas no futuro, em algum dia daqui em diante que talvez Ele finalmente se manifeste em nossa vida?

Todos devem entender um princípio fundamental: aquele que precisa ir a algum lugar encontrar a divindade, aquele que precisa percorrer um caminho espiritual qualquer, esse já deixa de reconhecer que a essência da vida está em tudo e está presente aqui e agora. Não está no passado nem no futuro, está aqui, nesse momento, presente em tudo e dentro de nós. Quem precisa ir a algum lugar encontrar Deus supõe que Deus possa estar em lugar diferente do que aqui. Mas não… Deus está exatamente aqui, está agora, está sempre e eternamente em nós.

A essência divina não poderia estar em outro lugar a não ser em nosso interior. Tudo é divino e o divino está em tudo.

(Fonte: Hugo Lapa)