Nutrição na dislipidemia

A dislipidemia é definida como um distúrbio que altera os níveis séricos de gordura no sangue. Ela pode ter origem genética e/ou ser decorrente de alguma doença, de uso de medicamentos, hábitos de vida como dieta inadequada, sedentarismo e tabagismo. As alterações do perfil lipídico podem incluir colesterol total alto, triglicerídeos (TG) alto, colesterol de lipoproteína de alta densidade baixo (HDL-c), alto nível de LDL e níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-c).

Os nutrientes que podem aumentar os níveis de gorduras ruins no nosso corpo são a gordura saturada, a gordura trans, excesso de alimentos com farinha refinada e açúcar, e o consumo alto de leites integrais e derivados (queijos, manteigas, requeijões e iogurtes).
Os cortes gordos de carnes possuem valores altos de gordura saturada e colesterol. Logo, eles devem ser consumidos com moderação. A gordura trans é encontrada em produtos industrializados como margarinas, bolachas, entre outros. A disbiose intestinal também é um fator para aumento de colesterol.

Para melhorar o nível de gordura no sangue é recomendado o consumo de gorduras boas, alimentos fontes de fibras solúveis, fitoesteróis, flavonoides, compostos organossulfurados, ômega 3, entre outros.
Os alimentos com fitoesteróis são: óleos vegetais, oleaginosas (castanhas), sementes (girassol, gergelim, chia, linhaça), farelo de trigo, frutas como maracujá e laranja, e algumas hortaliças (couve-flor).

Dentre os alimentos com fibras solúveis podemos destacar a aveia (o farelo terá um pouco mais) e psyllium. Inclusive o psyllium pode ser uma opção para substituição do glúten em receitas.

Os organossulfurados estão presentes em alguns alimentos de origem vegetal (alho, cebola, repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas). Alguns fitoterápicos também cooperam com a redução de gorduras no corpo como chá verde, alcachofra, garcínia e chá branco.
Para mais informações estarei disponível.
Até o próximo mês!!!