O lazer como fator preventivo de doenças

Os aprendizes da Boa Vontade participaram de atividade que promoveu a reflexão sobre a importância de exercícios físicos e de lazer para a manutenção da saúde física e mental.

Campinas/SP — Visando projetar suas marcas e serviços no mercado, as empresas procuram manter seus ambientes corporativos com um alto índice de competitividade. Porém, pessoas jurídicas devem se manter sempre atentas, evitando exageros que podem causar o esgotamento dos colaboradores internos cobrados por tais responsabilidades.

Essa exaustão, geralmente ocasionada pelos excessos, denomina-se Síndrome de Burnout, que se trata de um distúrbio psíquico com sintoma de estresse resultante de situações de trabalho desgastantes e que reflete diretamente na saúde mental e física do profissional, prejudicando o desempenho da sua função dentro da organização.
Pensando em promover reflexões sobre como buscar o equilíbrio entre mente, corpo e trabalho, a Legião da Boa Vontade (LBV) ofereceu uma atividade diferenciada aos jovens que integram o programa Aprendiz da Boa Vontade (PABV). Na ocasião, o grupo visitou o Bosque dos Jequitibás, um local de muita natureza.

Dentro do módulo ‘Saúde e Segurança’, aprendido no curso, a instrutora de aprendizagem, Luciana Bozzi de Andrade, apresentou diversos conteúdos com foco na prevenção de doenças, a partir da prática regular de exercícios físicos e de lazer. No passeio, o grupo se dividiu em duplas, onde puderam compartilhar leituras de textos sobre o assunto e ainda elencar alguns pontos práticos para fugir do esgotamento profissional.

Para a jovem Bianca, fugir da rotina é um passo primordial para se manter sempre saudável e com ânimo para estar bem com o ambiente corporativo: “A atividade diferenciada foi muito boa, trouxe mais leveza para o meu dia. Consegui perceber que é preciso mudar hábitos, o que favorece uma melhor qualidade de vida”, comentou.

Posteriormente às leituras, houve um bate-papo coletivo, onde cada participante teve a oportunidade de expor seus pensamentos sobre como buscar alternativas para manter a harmonia para consigo mesmo (a).


Na oportunidade, o jovem João Vitor contextualizou positivamente a iniciativa da LBV: “Respirar ar puro, tomar sol e perceber o efeito benéfico da natureza em nossas vidas. A prática de atividades físicas e o contato com a natureza ajudam muito a manter a saúde mental e física”.

Portanto, está em nossas mãos diminuir o estresse e saber lidar com a pressão no trabalho. Dentro das dicas pontuadas pelo grupo, aqui vão algumas delas:

– Participar de atividades de lazer com amigos e familiares;
– Conversar com alguém de confiança sobre o que está sentindo;
– Fazer atividades físicas regularmente;
– Evitar o consumo de bebidas alcóolicas, tabaco e drogas, pois potencializam a confusão mental;
– Não se automedicar, mas procurar a ajuda de um profissional.

Viu só? Capacitar mental, emocional e profissionalmente adolescentes e jovens que buscam ocupar uma vaga no mercado de trabalho, de maneira que sejam bons profissionais, é resultado da sua imprescindível ajuda, amigo(a) colaborador(a).

Visite, apaixone-se e ajude a LBV!
Acesse o site www.lbv.org e conheça essa e outras iniciativas socioeducacionais realizadas pela Instituição em todo Brasil.