O que é “Cirurgia Guiada” na Implantodontia?

Quando um paciente apresenta ausência de um ou mais dentes, por já terem sido extraídos ou estarem “condenados”, a preocupação do cirurgião-dentista se volta para o sucesso a ser alcançado com o(s) implante(s) dentário(s).

Para se chegar a um resultado de sucesso, o fator mais importante é o POSICIONAMENTO correto do implante, no momento da cirurgia. Para isso, uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada é a cirurgia guiada. Nessa modalidade de tratamento, um programa de computador reúne os exames do paciente (tomografia, escaneamento dos dentes, projeto da prótese) em um único ambiente virtual. Nesse programa, o dentista determina a posição exata do implante muito antes de se iniciar o procedimento.

O computador envia as informações para uma impressora 3D, que irá confeccionar um guia específico. Esse guia é utilizado no momento da implantação, reduzindo quase completamente o risco de posicionamento inadequado dos implantes.

Assim como em todas as áreas, a tecnologia continua ajudando a chegarmos em resultados melhores, de forma mais simples, rápida e previsível.
Até a próxima!