Hipsters e Indies

Os hipsters surgiram como uma resposta ao cafonismo da cultura pop, que, para continuar como tendência, é cada vez menos autêntico. Eles conservam a cultura dos anos 60 até os anos 80, principalmente no seu modo de vestir e nas músicas que ouvem.

Tudo começou no começo dos anos 2000, quando a internet, a música eletrônica e a falta de identidade própria passaram a coexistir na atmosfera socio-cultural. Não existem mais padrões, o pensamento comum é: ‘’seja um reflexo de todo mundo ou você não é ninguém.’’ Contra isso, os hipsters surgiram apontando seu próprio caminho, enquanto todos usavam Von Dutch, calças rasgadas e casacos com ziper e gorro, os hipsters se vestiam com panos de estampas indiana amarrado nos braços, camisas de flanela xadrez, anéis prateados nos dedos, e camiseta estampada com  Aladdin Sane, de David Bowie.

Enquanto todos ouviam ‘’Umbrella’’, de Rihanna, o mais novo sucesso pop de 2006 – top 5 da Jovem Pan – os hipsters estavam encantados com a nova Indie Music de Franz Ferdinand – Take me Out – rolando solto no seu MP3 mesmo, já que não existiam cópias em cassete, que, para eles, seria uma mídia bem mais classuda de se ouvir (classudo é um substantivo do vocabulário Indie, para bacana).

Surge em Sheffield (Inglaterra), em meados de 2002, um grupo de amigos roqueiros que se tornariam, anos mais tarde, a primeira banda a conseguir por crowd-founding, o seu primeiro single. Alex, Matt, Jamie e Nick formam o Arctic Monkeys, uma banda com raízes fincadas no estilo do punk-rock inglês, com letras sociais, que logo se tornaram fortes nomes da geração indie.

Os indies se tornaram tendência a partir do sucesso de The Killers, Black Keys e Blur. Quem não dava fé aos grupos que faziam sua própria música – pagavam por seus próprios trabalhos, seguindo seu próprio estilo, a qualquer custo – passou a prestar um pouco de atenção para esta turma.

Fique de olho nesta tribo, tenha ao menos um amigo hipster, corra atrás das novas tendências indies e viva um pouco este jeito de ser; pois eles te dirão, em sábias palavras: Deixe estar, seja você mesmo.