Ortodontia para adultos e alinhadores estéticos

Até hoje os pacientes ainda estranham a indicação de tratamento ortodôntico (aparelhos) para pacientes adultos. Mas, cada vez mais, a ortodontia pode e deve ser realizada em qualquer faixa etária.

Em muitos casos de pacientes adultos o posicionamento incorreto dos dentes nas arcadas é uma das principais queixas. E, para isso, a melhor solução continua sendo a movimentação dentária, através dos aparelhos. Os fixos, principalmente.

Nos casos em que, por exemplo, existe a perda de um dente e isso resultou na movimentação dos dentes vizinhos, muitas vezes é impossível instalarmos um implante, já que falta espaço para o dente a ser reabilitado. Os aparelhos são indicados para promover novamente o espaço correto, e o implante pode ser corretamente indicado.

Porém, não existem apenas os tradicionais aparelhos fixos metálicos. Aparelhos fixos com aspecto estético (feitos de material cerâmico) ou até mesmo colados pela face interna dos dentes podem ser uma solução mais estética.

Mas o dispositivo do momento é, sem dúvida, o alinhador estético. É um aparelho móvel, em formato de placa transparente, que consegue movimentar os dentes para uma série de situações diferentes. Depende da cooperação do paciente e tem algumas limitações, mas não deixa de ser uma excelente opção para quem não quer conviver com o aspecto visível dos aparelhos.

Consulte seu ortodontista para saber qual é o melhor aparelho para seu caso.
Até a próxima!