Parto Natural, o que é?

Há muitos medos e crenças em relação ao PARTO, seja ele normal, humanizado, natural… E, você, o que imagina que seja o parto humanizado?

Trata-se do que há de mais atual em evidências científicas, pelo qual acontece um respeito à fisiologia do parto. Para que a evolução aconteça com dilatação, é preciso um ambiente tranquilo, onde a mulher se sinta segura e confiante. É recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério da Saúde brasileiro.

As intervenções podem ser usadas, mas com muita cautela: muitas vezes, elas podem atrapalhar o trabalho de parto e gerar mais tensão e angústia na mulher. Por exemplo, o uso de ocitocina sintética (o famoso “sorinho”) pode aumentar a intensidade das dores e a frequência das contrações e, muitas vezes, é demais para mulher: não dá tempo para o útero descansar e isso pode causar cansaço, aumentar a percepção de dor e até levar à desistência.

A mulher é Protagonista neste tipo de parto, a equipe é apenas coadjuvante: assiste o parto com respeito e cuidado. A mãe pode ouvir música, usar aromas, apagar as luzes, criando um ambiente agradável e propício.
Movimentar e caminhar facilitam a descida do bebê e diminuem o tempo do trabalho de parto, chuveiro e banheira ajudam a amenizar a sensação de dor, assim como ela pode ter uma Doula para ajudá-la em todo o processo, com massagens, cuidando do ambiente, proporcionando mais segurança e apoio.

O bebê pode chegar com suavidade a este mundo, sem impacto brusco. Ele vai para o colo da mãe e fica no contato pele a pele, sentindo o coração pulsar, acalmando-se, sentindo-se parte deste mundo. Favorecendo o vínculo mãe-bebê-pai, para o bebê isso significa sobreviver.
O cordão umbilical é cortado após parar de pulsar, chegando mais sangue para o bebê.

Enfim, cada mulher tem o direito de escolher como quer trazer seu filho à luz: ela vai cuidar para escolher uma equipe que apoie suas decisões. É importante que tenha conhecimento dos riscos e vantagens, ter apoio da equipe para vivenciar o processo! Afinal, é um momento único e especial que fica marcado na vida da mulher e do bebê!