Onde achar a Paz, de que a Humanidade tanto precisa?

Templo da Boa Vontade: 28 anos promovendo a Paz entre os povos.

Diante da grande violência que campeia pelo mundo, a Humanidade vive tempos de insegurança e de inquietude. Guerras, fome, degradação do meio ambiente, terremotos, furacões e outras intempéries afligem os seres humanos e, principalmente, as famílias. Toda essa conturbação global no planeta também se dá no íntimo das pessoas. Por isso, nunca se desejou tanto, como agora, a Paz, que somente Deus pode proporcionar às criaturas. Mas onde achá-la? 

Orar fortalece o coração

Sobre a importância da oração na existência dos seres humanos, o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, afirma: “É indispensável orar e vigiar, mormente nas ocasiões de crise, qualquer que seja o local ou o instante. A dor não aguarda oportunidade para bater à porta do coração. E a prece não é somente útil nos transes dramáticos da vida, mas essencial na hora de buscar as soluções para os desafios de ordem filosófica, política, econômica, científica, religiosa, artística, esportiva etc.”.

Em seu artigo “Sete Faces que revelam Deus”, Paiva Netto ressalta que “o lugar preferido por Deus para Seu culto é o coração humano” e acrescenta: “Dia virá em que a Humanidade inteira será reconhecidamente o Templo do Deus Vivo — território santo, onde todos poderão viver em Paz, como profetizou Isaías no Velho Testamento da Bíblia Sagrada. O ser humano finalmente entenderá que o Pai Celestial, em Sua Infinita Sabedoria, deve ser buscado e vivido em todos os lugares, durante todos os segundos da existência. Os sacerdotes sempre serão sacerdotes. Isso lhes brota da Alma, em seus templos e em qualquer parte. Sentem-se assim os homens de Fé em todos os pontos do mundo. O Homem pode tentar, ainda que em vão, destruir as religiões na Terra; contudo, jamais conseguirá extinguir a religiosidade que nasce com ele, mesmo quando ateu”. 

Um monumento dedicado à Paz e à Espiritualidade Ecumênica

Encontrar um lugar cuja proposta fosse “erigir o Templo do Deus Vivo nos corações humanos”, independentemente de credos, etnias e filosofias. Com essa absoluta convicção, o dirigente da LBV teve a iniciativa desafiadora de construir o Templo da Boa Vontade (TBV), em Brasília/DF — e isso numa época em que o Brasil passava por grande instabilidade econômica. Graças à imprescindível ajuda do povo, ele ergueu esse monumento, que, dedicado à Paz e à Espiritualidade Ecumênica, representa pioneiramente o ideal de promover o Ecumenismo sem restrições. Desde que foi inaugurado, em 21 de outubro de 1989, mantém as portas abertas 24 horas por dia.

Renovar a Fé e as energias

Com o supremo objetivo de confraternizar seres celestes e terrestres de todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos e, ainda, ateus e materialistas, o Templo da Paz, Templo do Ecumenismo Divino ou Templo dos Espíritos Luminosos, como também é conhecido o TBV, recebe pessoas do Brasil e do exterior que se dirigem ao local para renovar a Fé e as energias a fim de vencer os desafios diários, em especial no mês de outubro, quando celebra o 28º aniversário. Todos os ambientes do monumento convidam à prece, à meditação e à busca da paz interior.

Cristal Sagrado e Nave

Quem vai ao TBV tem a oportunidade de revitalizar as energias sob o Cristal Sagrado. Instalado no topo do monumento — construído em formato de pirâmide —, é considerado a maior pedra de cristal puro do mundo já encontrada, pesando aproximadamente 21 quilos. Segundo especialistas no assunto, o cristal, além de purificar o ambiente, favorece a cromoterapia (cura pelas cores). Na Nave do TBV, o piso em espiral convida os visitantes a percorrer uma faixa de cor escura e outra de cor clara. No meio da caminhada, que simboliza a busca do ser humano pelo ponto de equilíbrio, vê-se, acima da cabeça, o Cristal Sagrado.

Fonte Sagrada

É outro ambiente muito prestigiado pelos peregrinos por causa da água. O líquido precioso percorre diversos filtros, atravessa a Nave do TBV, passando sob o Cristal Sagrado, até jorrar na fonte.

Mandala

É uma belíssima obra de arte feita de cristal de rocha com interferência no mármore, em dois planos. As pessoas estendem as mãos em direção ao majestoso painel que a constitui com o objetivo de fortalecer o Espírito e renovar as energias para enfrentar as batalhas do cotidiano.

Galeria de Arte

Um dos maiores centros culturais da capital federal, com mais de 570 m2, tem no acervo obras de artistas internacionalmente renomados, entre eles Athos Bulcão, Zanini, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Djanira, Volpi, Portinari e Tarsila do Amaral. Também abriga mostras itinerantes, concertos, recitais e lançamento de livros.

Sala Egípcia

Inaugurada em 20 de outubro de 1995, possui impressionante decoração. É uma homenagem ao Antigo Egito, civilização que se estabeleceu de forma marcante no mundo, há quase cinco mil anos, e acreditava na imortalidade da Alma. Para muitos peregrinos, quem entra na Sala Egípcia imerge em uma atmosfera mais elevada.

Acima do portal de acesso a esse recinto se encontra a seguinte inscrição em hieróglifos (linguagem com mais de 700 figuras diferentes para representar sons e ideias): “Os mortos não morrem”, pensamento de Paiva Netto, que ele fez registrar no local também em português, inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, chinês, esperanto e japonês. Podem ser observadas, ainda, duas figuras semeando, o que simboliza o bom plantio interior. Essas e muitas outras características da Sala Egípcia confirmam as palavras do fundador do TBV: “Se Você não pode ir ao Egito, o TBV traz o Egito até Você”.

Maravilha de Brasília

Eleito por meio de votação popular, em 2008, uma das Sete Maravilhas de Brasília, o Templo da Boa Vontade é, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), o monumento mais visitado da capital federal, recebendo, anualmente, mais de um milhão de pessoas.

Por tudo isso e muito mais, vale a pena ir ao Templo da Boa Vontade. Quem visita o monumento se mostra fascinado com o que vê e sente em cada espaço do Templo da Paz.

Serviço: Templo da Boa Vontade

Quadra 915 Sul — Brasília/DF — Brasil

Informações: (61) 3114-1070 | www.boavontade.com