Atividade física: escolha a sua!

Definida como qualquer movimento corporal, produzidos pelos músculos esqueléticos, que resultem em gasto energético maior que os níveis de repouso. Já o exercício físico representa uma das formas de atividade física, planejada, sistemática e repetitiva. Para a manutenção da saúde e qualidade de vida, o ideal é que todo cidadão realize, pelo menos, 30 minutos de atividade física todos os dias com intensidade moderada, de forma contínua.

Tipos de atividade física:

Treinamento ou condicionamento físico é compreendido como a repetição de exercícios, durante períodos de semanas ou meses, com a finalidade de melhorar a aptidão física. Esse tipo de atividade aumenta gasto calórico e melhora a circulação sanguínea.

Atividades aeróbicas são um tipo de atividade que caracterizam-se pela movimentação de grandes grupos musculares de maneira rítmica. São responsáveis por proporcionar mais energia e contribuir para o funcionamento do sistema respiratório e cardiovascular.

Atividades de força produzem contrações musculares e tem como principais benefícios o aumento da massa muscular e óssea e redução da gordura corporal. A prática da musculação é a mais comum.

Atividades de flexibilidade são importantes para alongar a musculatura, reduzir tensões musculares, melhorar a postura corporal, diminuir os riscos de lesão, facilitar os movimentos nas atividades diárias. O simples ato de espreguiçar é uma forma de melhorar a flexibilidade.

Atividades de equilíbrio são muito importantes para os idosos, uma vez que eles apresentam um risco maior de sofrer quedas.

Atividades de lazer são aquelas atividades físicas praticadas durante o tempo livre. Esportes, andar de bicicleta, jogar bola, passear, nadar e dançar são alguns bons exemplos.

Ginástica laboral é o exercício físico orientado e praticado durante o horário do expediente, visando beneficio pessoais no trabalho, e tem por objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.