PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ARQUITETO(A) E ENGENHEIRO(A) CIVIL

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ARQUITETO(A) E ENGENHEIRO(A) CIVIL

Arquiteto(a):

De maneira bem sucinta, é o profissional responsável por criar, projetar e planejar espaços, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Em seus projetos ele deve associar a estética, ao conforto e funcionalidade. Ou seja, deve-se analisar a ventilação, iluminação, dimensões, entre outros. A formação acadêmica aborda mais a área “humana” da construção, sendo voltada para as artes, cultura, sustentabilidade e impacto social.
Esse profissional é responsável por conversar com o cliente, entender o que ele espera da edificação e, com isso, elaborar um projeto que contemple suas necessidades e preferências. Dessa forma, na prática, geralmente é o arquiteto quem dá início aos estudos para elaboração e planejamento da futura obra conforme as vontades do cliente. Ele coordena a construção ou reforma fazendo a planta, da melhor maneira de aproveitar os espaços, e determinando quais materiais serão utilizados na obra.
É importante dizer que, com relação às atribuições específicas, somente os arquitetos são autorizados a exercer trabalhos de restauração de patrimônio histórico e paisagismo.

Engenheiro(a) Civil:

Se tratando da construção de edificações, ele é o profissional que trata da execução do projeto arquitetônico e é responsável por projetos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico). Está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança, analisando as forças e cargas a que a edificação estará sujeita.
Além disso, normalmente é ele quem dimensiona as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado e dentro das normas técnicas.
Esses profissionais também podem atuar projetando, calculando e gerenciando obras de portos e aeroportos, de rodovias, de pontes e viadutos, estradas e ferrovias, hidrelétricas, barragens, entre outros.