/Emetêve//

/Emetêve//

Quem cresceu nos anos 90, passou grande parte da infância enfurnados dentro de casa. Videogames, TV, computador e gibis, universo digital da infância.

Ah! E brinquedos, é claro, ainda exercitávamos a imaginação com brinquedos, e criávamos nossas realidades ficcionais, que tanto definiram nossa realidade.

Fiquei lembrando estes dias da MTV, e como que ela confirmou nossos gostos e tendências musicais. Eram programas feitos para quem gostava de música, Junto com muita zoeira nonsense, víamos ali uma galera, que falava a nossa língua, que aos poucos, eram quase que parte da nossa turma.

Ela inaugurou uma forma de consumo cultural quase que sinestésica. A gente não só ouvia, mas assistíamos música.

Todas as tendências, os festivais, curiosidades e novidades, com este mundo era sintonizado no canal 22.

O começo dos anos 2000 foi a década dos vídeo-clipes. Eram super bem produzidos, com enredo, podíamos ver nossos ídolos com seus instrumentos tocando a música.

Como esquecer os VT’s nonsense no meio dos comerciais!? Um mais maluco do que outro… E os VJ’s? Marcos Mion, Cazé Peçanha, Penelope! Poxa vida, tinha a Penelope Nova! E mais o João Gordo, Marcelo Madeira… Quanta gente que passou horas com a gente, que se divertia com o tipo de humor, de zueira, que nos identificavam!

Tudo isso formou nosso estilo. A MTV foi o ponto de encontro com as bandas preferidas do momento: Pitty, Red Hot Chili Peppers, Nirvana, Foo Fighters,White Stripes, Charlie Brown Jr, Detonautas, Gabriel o Pensador. Todos eles estavam na MTV!

Mesmo bandas mais antigas, tocavam na emissora, para percebermos que gostamos do novo, porque tinha uma galera que fez esta história acontecer!

Minha primeira impressão do Gorillaz, com o clip do Clint Eastwood, só foi possível por causa da Didi dentro do Disk MTV! Que barato foi descobrir uma banda, que ninguém conhecia os caras de verdade, só os personagens que viviam historias bizarras em videoclipes!

E voltando ao Disk MTV, podíamos pedir o clipe de nossa música! Isto era um barato! E veja bem: Isso aconteceu antes do domínio da conexão! Antes do YouTube!

Depois da nostalgia, creio que muito da jovialidade dela se passou para os canais do YouTube. Choque de Cultura, Ei Nerd, os já citados Livrada!, Music Thunder Vision, todos ‘’crias’’ da MTV!

Aquilo deu nisso!