Gêmeas desenvolvem aplicativo e site para público assistir e agendar ‘lives’

As irmãs Isadora e Isabela (Fotos: Divulgação)

Com o intuito de conscientizar a população a permanecer em casa durante o isolamento social realizado para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), além de arrecadar donativos a quem precisa, cantores brasileiros passaram a promover shows por meio de transmissões ao vivo pela internet.

 

Pensando nisso, as gêmeas rio-pardenses Isabela e Isadora Giacomini de Moraes, de 24 anos, que são programadoras, desenvolveram em abril deste ano o aplicativo e o site denominados ‘Agenda das Lives’, que trazem as principais ‘lives’ dos artistas e ainda permitem aos usuários selecionar as atrações que desejam assistir ou montar suas próprias agendas. Além disso, este é o décimo software realizado por elas até o momento.

De acordo com Isadora, que é a responsável pela criação do aplicativo, até o momento o programa possui mais de 700 downloads e a ideia surgiu após ela ter visto um ‘story’ de uma amiga, que havia publicado sobre as datas de outras ‘lives’ em uma rede social. Logo depois, a desenvolvedora recebeu o apoio de Isabela no desenvolvimento do ‘layout’ e da ‘logo’, sendo “tudo apoiado na finalidade do aplicativo”, através de uma versão mais simples, inicialmente. “Em seguida, conforme fomos tendo o ‘feedback’ do pessoal e sentindo a necessidade, fomos implementando novas funcionalidades, pois o desenvolvimento de um aplicativo, por mais simples que seja, é um processo gradual até chegar à versão ideal.”

Como funciona
As gêmeas também afirmam que o software é “bem simples”, mas “bastante prático e objetivo”, e tem o intuito de “centralizar” o cronograma das principais ‘lives’ dos artistas brasileiros em uma única plataforma. “Ele traz a listagem de todas as atrações como artista, dia e horário. E também permite que o usuário favorite as suas preferidas e, dessa forma, monte sua agenda.”

Segundo as programadoras, o aplicativo proporciona ainda outras funcionalidades aos internautas como a opção de ‘filtrar’ pelo nome do artista ou banda, além do período. “Como ‘hoje’, ‘esta semana’, ‘este mês’ ou ‘próximo mês’. E também possibilita que o espectador compartilhe a sua agenda de shows favoritos com os amigos via WhatsApp.”

 

Atualização e manual
Além de pesquisar na internet as novas datas das atrações para atualizar as informações sobre as ‘lives’, Isadora também conta que o processo está sendo “bem legal”, pois o público tem auxiliado nesta questão, como as próprias amigas, que enviam publicações ou cronogramas que possam acrescentar. Depois, ela analisa quais ainda não constam no ‘app’ e, antes de incluir, checa a veracidade nas redes sociais dos artistas.

A desenvolvedora ainda explica que, após a criação do programa, o processo de atualização passou por mudanças, mas continua sendo “manual” aos usuários. “A partir do momento que cadastramos uma nova atração, quando a pessoa abre o aplicativo, já estará disponível para ela (como também no site).”

 

Site e ‘web service’
Sobre o desenvolvimento do site, Isabela ressalta que a ideia surgiu por meio dela devido à necessidade da implementação do ‘web service’, do qual teve o objetivo de integrar as duas ferramentas (site e aplicativo), consideradas como “aplicações diferentes”, para que o público pudesse receber, em ambas, o mesmo conteúdo referente às ‘lives’. “Através do site mais pessoas poderiam ter acesso à agenda das ‘lives’ sem a necessidade de ter o aplicativo instalado e um dispositivo compatível, visto que o ‘app’ está disponível apenas para sistemas operacionais android.”

Através do aplicativo e do site, o público pode selecionar os shows que deseja assistir ou montar suas próprias agendas

Condições e significado
A programadora também revela que as duas ferramentas não oferecem as mesmas condições, pois o site traz apenas a listagem de todas as atrações e a opção de ‘buscar’. “Porém, a funcionalidade de montar a agenda fica exclusiva ao aplicativo (somente pode ser realizada nele). Além disso, o site também disponibiliza o link direto para download do ‘app’ na ‘Play Store’.”

 

Já Isadora conta que tanto o aplicativo quanto o site significam para elas “uma forma de aprendizado”, porque, com o ‘feedback’ dos usuários, as irmãs quiseram melhorar as funcionalidades e aprenderam “um monte de coisa nova”. “Além de ser um meio de atender às necessidades das pessoas a partir de algo que era uma necessidade para mim, pois também acompanho as ‘lives’.”

 

Como acessar
Os interessados em baixar o aplicativo ‘Agenda das Lives’ devem acessar a loja virtual ‘Play Store’, por meio do celular. E para acompanhar os shows através do site, os internautas podem entrar no seguinte link: www.twinsdevelopment.com.br/agendadaslives/.