Consultoria de Arquitetura | Penna Arquitetura e Urbanismo

0
253
Fonte: https://blog.lartex.com.br/consultoria-em-decoracao/

Salve galera, tudo bom com vocês?

 

É comum as pessoas acharem que a única forma de ter o auxílio de um arquiteto é investindo em projetos completos e detalhados. No entanto, um serviço que tem se tornado cada vez mais conhecido é a Consultoria de Arquitetura. Com ela é possível acessar os serviços desse profissional de forma pontual, para solucionar questões específicas.

A consultoria, de forma geral, é um serviço em que o profissional de determinada área dá o seu parecer, ou seja, faz análises, determina diagnósticos e indica soluções a partir da demanda apresentada pelo cliente. O arquiteto, que geralmente é mais conhecido pela criação de projetos, também tem a consultoria como uma de suas modalidades de serviço.

As consultorias técnicas de arquitetura podem ter vários objetivos diferentes, porém, todas elas se tratam de serviços pontuais, mais simples e econômicos do que um projeto completo. Elas servem para que o profissional apresente soluções, tire dúvidas e faça sugestões sobre projetos, compra ou venda de imóveis, compra de terrenos, design de interiores, entre outros. Essas consultorias são muito mais rápidas e práticas do que o atendimento convencional de arquitetura, já que exige menos do profissional e permite com que ele ofereça um valor bem mais acessível.

Porém, é importante dizer que a Consultoria não é e não substitui um projeto arquitetônico ou de interiores. Dessa forma, é necessário avaliar se esse é o serviço ideal para você.

Nesse post vou te falar tudo sobre a Consultoria de Arquitetura, de uma forma simples e rápida, para que você entenda bem esse serviço e analise se ele será suficiente para resolução dos seus problemas.

Quais os principais tipos de Consultoria de Arquitetura?

– CONSULTORIA PARA COMPRA DE TERRENOS:
Esta consultoria é sempre feita in loco. O consultor de arquitetura auxilia na escolha do terreno a partir de expectativas, desejos e necessidades do cliente. Munido dessas informações, ele analisa as opções de terreno apontadas pelo comprador e identifica todas as vantagens, desvantagens e possibilidades oferecidas por cada uma. Dimensões do terreno, topografia adequada, ventilação natural e incidência de luz solar são alguns dos itens que são analisados nessa consultoria, que garantirão que você compre o melhor terreno.

– CONSULTORIA PARA COMPRA OU VENDA DE IMÓVEIS:
Esta consultoria também é feita in loco.
Para a compra do imóvel o profissional também toma como referência as expectativas, desejos e necessidades do cliente, e utiliza seu conhecimento técnico para encontrar a opção mais adequada. O consultor destaca os pontos positivos e negativos de cada imóvel e identifica fatores importantes para a escolha, como por exemplo qual precisa de menos reforma para se adaptar à sua rotina e personalidade. Os olhos bem treinados desse profissional poderão encontrar problemas que passariam batido pelos clientes.

Já para a venda de um imóvel, a Consultoria de um arquiteto seria fundamental para que você saiba como valorizar os espaços, fazendo pequenas mudanças, e efetuar sua venda de forma mais rápida.

– CONSULTORIA DE ARQUITETURA DE INTERIORES:
Vamos supor que você queira mudar a decoração da sua casa, de forma a torná-la mais aconchegante, funcional e compatível com o seu estilo. Você já tem algumas ideias, mas não sabe como colocá-las em prática. Aí que entra o serviço de um consultor de Arquitetura. Esse tipo de Consultoria é ideal para aqueles que desejam fazer pequenas alterações no espaço, com o olhar apurado de um arquiteto para mudar seu ambiente, sem projeto detalhado ou obra complexa, resultando em um ótimo custo-benefício.

Para isso, será agendada uma reunião, que funcionará de forma parecida com uma consulta médica. O cliente irá dizer o que o incomoda e o quer mudar, e o profissional irá apresentar opções para solucionar e conseguir realizar o que o cliente deseja, tendo em vista a funcionalidade, a praticidade, a estética e a harmonia em relação ao estilo, à personalidade e aos desejos de cada um. Ela pode ser realizada presencialmente ou de forma online, sendo uma boa opção para quem precisa da orientação de um arquiteto, mas não precisa de um projeto arquitetônico completo.

O profissional irá tirar todas as suas dúvidas, trazer ideias criativas e sugerir soluções eficazes, com o melhor custo-benefício. Atuará, por exemplo, sugerindo o estilo da decoração, os móveis, a posição de cada móvel, cores, texturas, iluminação, revestimentos e acabamentos, buscando sempre otimizar os espaços.

Importante dizer que a consultoria de interiores também se aplica a espaços comerciais e corporativos, como escritórios, consultórios, lojas, entre outros.

 

Como a consultoria de interiores é realizada?
Vou aprofundar um pouco mais nesse tipo de Consultoria de Arquitetura, já que ela é, atualmente, a mais exercida pelos profissionais da área.

Ela pode ser feita de diversas formas, já que cada profissional ou escritório a desenvolve de uma forma. Existem desde as mais simples, até as mais completas.

As mais simples consistem apenas em uma reunião presencial, ou virtual, do profissional com o cliente no local. O serviço é cobrado de acordo com a quantidade de horas que o cliente solicitou. Para agilizar, o cliente pode enviar fotos e plantas com medidas para o Arquiteto. Durante a reunião, o cliente irá expor todas as suas necessidades e dúvidas dos espaços em questão e, posteriormente, o profissional irá apresentar todas as análises, propostas e soluções, assim como dicas e orientações para melhorar os espaços, sempre levando em consideração o estilo de decoração do cliente o melhor custo benefício. Tudo isso será passado à limpo e entregue ao cliente. Ou seja, o profissional finaliza o serviço nesta reunião, não havendo a necessidade de realizar mais trabalho em casa ou no escritório.

A segunda forma que geralmente é realizada, consiste na realização de uma reunião com os clientes, a qual também pode ser realizada de forma presencial ou virtual, em que as necessidades e dúvidas também serão expostas. Após este bate-papo, poderá ser encaminhado um questionário, em que os clientes irão dar mais detalhes específicos sobre seus gostos e algumas informações complementares sobre o local.  Depois da análise de todos esses dados, dentro de um prazo previamente combinado, o profissional entregará ao cliente um relatório com todas as informações, dicas, orientações e sugestões para a compra, decoração ou reforma. Nele estarão todas as novas ideias para o local, incluindo referências e indicações de mobiliário, sugestão de cores, materiais, iluminação, acabamentos e demais objetos. Dependendo da situação, serviços adicionais podem ser solicitados, como uma planta esquemática com uma sugestão de layout, 3D croqui, detalhamento de algum móvel planejado ou ajuda para a compra de materiais. Todos os serviços devem ser previamente solicitados, para que o orçamento do profissional seja realizado. Dessa forma, com este relatório em mãos, o cliente terá muito mais facilidade para realizar a renovação ou a decoração completa de seu espaço, com muita tranquilidade e segurança.

Vale lembrar que, caso o cliente opte pela Consultoria online, é necessário que sejam enviadas fotos e dimensões do ambiente e dos mobiliários que deseja manter. Dessa forma o serviço será realizado de forma ainda mais rápido e prática, além de possibilitar que o cliente tenha acesso a profissionais especializados, com muito mais facilidade.

Mas então qual a diferença de Consultoria e Projeto?

Prazo, custo e escopo (o que será entregue e detalhado). A Consultoria é rápida, prática e econômica. É a escolha certa para aquele cliente que possui um ambiente (ou mais), no qual deseja realizar pequenas intervenções, em um curto prazo de tempo, com custo acessível e sem exclusividade/detalhamentos, já que trata de uma orientação técnica. Não será realizado nenhum tipo de detalhamento técnico, projeto executivo de interiores, decoração, arquitetura, elétrica, hidráulica, nem marcenaria sob medida e design exclusivo de mobiliário (se esta não for solicitada), por exemplo. O objetivo principal é oferecer aos clientes dicas rápidas e práticas para melhorar o lugar em que ele vive ou trabalha, potencializando o uso do espaço de forma eficiente e criativa. Já o projeto é ideal para o cliente que quer uma mudança total em um ou mais ambientes. Se trata de um serviço mais caro e demorado, porém é a melhor opção para clientes que desejam grandes intervenções espaciais. Neste caso, o arquiteto ficará disponível para o cliente desde a concepção ideal do projeto, até o início ou final da obra, caso o cliente opte que o profissional também gerencie a reforma. Para um projeto de interiores completo, por exemplo, você terá em mãos diversos detalhamentos, como: a planta de reforma, layout decorado, paginação de forro e piso, iluminação, marcenaria e memorial descritivo detalhados e completos.

Enfim, é isso! Espero que tenham compreendido bem o que é e como é realizada uma Consultoria de Arquitetura. Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com as pessoas que você acredita que estejam precisando desse tipo de serviço 😊

Muito obrigada, beijos e até a próxima!

Redes sociais:
https://www.facebook.com/pennaarq/
https://www.instagram.com/pennaarq/
https://www.youtube.com/c/PennaArquiteturaeUrbanismo

 

#consultoria #casa #lar #comércio #ambientes #mudança #reforma #espaços #arquitetura #design #interiores #dicas #video #instagram #igtv #contrateumarquiteto #pennaarquitetura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here