Rio-pardenses no futebol profissional pelo Brasil

Rio-pardenses no futebol profissional pelo Brasil - Por Nelson Leandro Capitelli
São José do Rio Pardo foi considerada um celeiro de craques. Se não nasceram, aqui viveram e daqui surgiram Edson Boaro (que jogou a Copa do Mundo de 1986 no México), Modesto (atuou com Pelé), Richard Petrocelli, Zanatta, Aloísio Mattar, Rondinelli, Márcio Araújo, Biquinha, Luís Fernando Abichabki, Biquinha, Souza, Vitor Faustino, Betinho Presinoti e Andrezinho, dentre outros. Em quase duas últimas décadas, apenas Andrezinho, Matheus Ferraz e o árbitro Cleber Wellington Abade foram destaques no futebol nacional. Mas vários atletas são promessas e já estão com vínculos com clubes profissionais: seguem em treinamentos a distância, em função da pandemia do coronavírus, aguardando o retorno do futebol no Brasil…       

 

Marcus Vinicius de Oliveira Alves

Marcus Vinicius – Foto: Democrata

O atacante Marcus Vinicius de Oliveira Alves  tem vínculo até junho de 2022 com o São Caetano. Nascido em 16/06/2000 em São José do Rio Pardo/SP, Vini – como é mais conhecido – está no clube do Grande ABC desde 2015 quando estreou no Campeonato Paulista Sub-15. Em 2019, disputou 21 jogos oficiais, com 8 gols marcados. E neste 2020, integrando o elenco que estava jogando a Série A-2 do Paulistão, vinha brigando pela titularidade do time profissional, treinado pelo experiente Alexandre Gallo: titular com a camisa 10, no último 15 de março, Vini fez um dos gols da vitória do Azulão contra a Portuguesa Santista por 3 a 1, em partida disputada no estádio “Ulrico Mursa”, em Santos/SP.

 

Gustavo de Freitas Moreira

Gustavo Moreira – Santos 2020

Gustavo de Freitas Moreira tem contrato com o Santos FC até dezembro deste 2020. O defensor nasceu em São José do Rio Pardo/SP em 09/01/2001 e, em 2018 disputou o Paulista Sub-17 pelo Noroeste de Bauru, quando atuou em 17 partidas assinalando 4 gols como lateral direito. Disputando a condição de titular do clube santista, em 2019 foi relacionado em 10 jogos oficiais pelo Paulista Sub-20 e Brasileiro Sub-20. Neste 2020 começou como titular do Santos na Copa São Paulo de Juniores (Copinha).

 

João Pedro Florêncio Barbosa

João Pedro Barbosa

Outro rio-pardense é João Pedro Florêncio Barbosa, de 21 anos, que neste 2020 vinha sendo relacionado para jogos do Vila Nova/GO no Campeonato Goiano da primeira divisão. Ano passado teve pequenas passagens também no futebol goiano (Vila Nova da elite e Jaraguá da segunda divisão) e, em 2018 jogou pelo Sub-20 do Atlético/MG, além da Copa do Brasil Sub-20 pelo Vila Nova. Meia ofensivo, em 2017 atuou pelos juniores do Internacional/RS e foi campeão da Copa Goiás Sub-20 pela equipe vilanovense, tendo disputado também a Copa do Brasil Sub-20 daquele ano. É filho do esportista e ex-atleta amador rio-pardense, Marcelo José Barbosa (Magiclick).

 

Luís Gustavo Francisco Camilo

Luis Gustavo – Ferroviária 2019

Depois de rápida passagem pela Ferroviária de Araraquara/SP em 2019, o zagueiro Luís Gustavo Francisco Camilo era titular do Botafogo/PB no atual (paralisado) Campeonato Paraibano da primeira divisão. Nascido em São José do Rio Pardo/SP em 07/01/1992, viveu sua infância e adolescência em Itobi/SP. Em 2010 iniciou carreira no clube empresa Desportivo Brasil de Porto Feliz/SP, atuando depois pelo Fluminense/RJ, Beira Mar de Portugal, Madureira/RJ, Penapolense/SP, Bragantino/SP, São José/RS, Sport/PE, Manama de Bahrain no Golfo Pérsico e, no início de 2019 disputou a primeira divisão do Gauchão pelo Novo Hamburgo/RS.  

 

Marco Antônio Marsulo Júnior

Marco Antônio Marsulo Júnior

Marco Antônio Marsulo Júnior está integrado ao atual elenco do Cruzeiro/MG. Em 2019 jogou o Campeonato Catarinense Sub-17 pelo Figueirense. Nascido em São José do Rio Pardo/SP em 2002, disputou em 2018 o Paulista Sub-17 pelo Juventus, onde estava desde agosto de 2017. Também pelo clube “Moleque Travesso” da Rua Javari paulistana, jogou a Copa São Paulo de Juniores de 2019, tendo sido eliminado pelo Atlético/MG nas oitavas de final. Meia ofensivo, apareceu para o futebol aos 12 anos, quando foi encaminhado ao Atlético/PR e, poucos meses depois foi integrado ao São Paulo FC. Marco Júnior é neto do ex-ponteiro Aly Carolino, atleta do futebol paranaense na década de 1970.

 

Paulo Celso Balestra Júnior

Paulo Celso Balestra Júnior

O meia Paulo Celso Balestra Júnior nasceu em São José do Rio Pardo/SP em 2001 e, em 2018 jogou 17 partidas pelo Noroeste pelo Campeonato Paulista Sub-17. Em 2019, quando disputou a Copa Paulista de profissionais, Paulinho Balestra assinou contrato profissional até 2022 com este clube de Bauru/SP. Foi um dos destaques do Noroeste na última Copa São Paulo de Juniores, despertando interesse de clubes cariocas. Tem como características a assistência, passe médio e de longa distância, além de ser especialista em cobranças de falta.

 

Maicon Henrique Zamai Ribeiro

Maicon Henrique Zamai Ribeiro

O lateral Maicon Henrique Zamai Ribeiro, nascido em São José do Rio Pardo/SP em 23/05/1996, estava jogando pelo Batatais a atual Série A-3 do Paulistão, a terceira divisão de profissionais. Em 2013 iniciou carreira no São Bernardo na categoria Sub-17, onde permaneceu até 2016. No ano seguinte, jogou a segunda divisão paulista de profissionais pelo São José, de São José dos Campos/SP, com passagem posterior na mesma divisão pelo Grêmio Mauaense, de Mauá/SP.

 

Miguel Dias de Morais

Miguel Dias de Morais – 2019

Destaques para goleiros nascidos em São José do Rio Pardo/SP: em julho de 2018 Miguel Dias de Morais assinou contrato de 3 anos com o Desportivo Brasil de Porto Feliz/SP. Nascido em 2004, foi relacionado em 20 jogos no Paulista Sub-15 de 2019, tendo sido eliminado pelo Santos e Corinthians antes das quartas de final do certame. Em 2015 teve pequena passagem pelo Velo Clube de Rio Claro/SP no campeonato estadual Sub-11 da Federação Paulista de Futebol. Igor Gabriel Teodoro Silva jogou pelo Itapirense, de Itapira/SP, no Paulista Sub-17 de 2019. Gabriel Navega Dela Coleta, de 15 anos, até antes do início do isolamento, em virtude da pandemia vinha com treinamentos recentes no Brasilis FC de Águas de Lindóia/SP. Também com passagens, a exemplo de Navega, por categorias de base de equipes em Ribeirão Preto/SP, Isaac Vieira Rozin, de apenas 9 anos, recentemente iniciou treinamentos na escolinha oficial do Corinthians em Arthur Nogueira/SP.

 

Lucas Garcia Moreno

Lucas Garcia Moreno

Em junho de 2019, o meia Lucas Garcia Moreno, nascido em São José do Rio Pardo/SP em 20/02/2004, assinou contrato de 3 anos com o Primavera de Indaiatuba/SP onde, jogou o Paulista Sub-15 do ano passado. Em 2017 havia atuado pelo Sub-15 da Ponte Preta de Campinas/SP e em 2015 pelo Sub-11 do Velo Clube de Rio Claro/SP.

 

Gabriel Martins Nabarro

Gabriel Martins Nabarro – Foto: Democrata

Terminará em dezembro deste 2020 o contrato do atacante Gabriel Martins Nabarro com o Velo Clube, de Rio Claro/SP. Destaque em apenas 3 partidas pelo certame Paulista Sub-17 de 2019, foi integrado ao elenco Sub-20. Nascido em São José do Rio Pardo/SP em 14/08/2002, este é seu primeiro contrato com clube profissional.

 

Lucas Cunha Prevital e Luís Guilherme Zavatiero

Lucas Cunha Prevital – 2019
Luís Guilherme Zavatiero

 

Dois rio-pardenses com passagens em 2019 pela Linense, inclusive jogaram juntos o Campeonato Paulista Sub-15 por este clube do município de Lins/SP: o defensor Lucas Cunha Prevital e o atacante Luís Guilherme Marin Zavatiero (que em 2015 atuou pelo Velo Clube de Rio Claro pelo estadual Sub-11 da FPF). Zavatiero segue vinculado ao Linense até dezembro deste 2020. 

 

Lucas Henrique Ananias Dassan

Lucas Henrique Ananias Dassan

Nascido em São José do Rio Pardo/SP em 06/08/1999, Lucas Henrique Ananias Dassan está em São Carlos/SP desde 2014, ano em que disputou o Paulista Sub-15 da Federação Paulista de Futebol (FPF). Em 2018, e 2019, atuou pelo Grêmio São-Carlense no Paulistão da segunda divisão de profissionais.

 

REGIÃO – Alguns jogadores não são rio-pardenses mas tiveram recentes passagens por São José do Rio Pardo em escolinhas de futebol e competições.

 

O professor Djalma Fernando Alves, da Associação Atlética Riopardense (AAR), destaca o atacante Eduardo Dias Silva (natural de Guaranésia/MG, desde 2017 nas categorias de base do Botafogo de Ribeirão Preto/SP), além de dois são-joanenses: Whallace Henrique Dalcin da Silva (defensor do Brasilis Ltda de Águas de Lindoia/SP no Paulista Sub-17 deste 2019, depois de rápida passagem pelo Mogi Mirim/SP) e Cauê Caruzo Alves (atacante já com contrato profissional com o São Paulo FC até 2024, jogou em 2019 a Copa do Brasil Sub-17 e o Paulistão Sub-17, após temporadas no Primavera de Indaiatuba/SP e Internacional de Limeira/SP).

 

Lucas Oliveira Rosa

Lucas Oliveira Rosa e Lucas Rosa com o craque Cristiano Ronaldo

 

Lucas Oliveira Rosa e Lucas Rosa com o craque Cristiano Ronaldo na academia da Juventus, de Turim

Alessandro Malaquias Pereira, da “Escolinha Tio Lê”, revela passagem de Lucas Oliveira Rosa por São José do Rio Pardo/SP. Com familiares na cidade, treinou em gramados rio-pardenses. Nascido em Ribeirão Preto/SP em 2000, este lateral direito jogou por três temporadas no Palmeiras (onde foi campeão paulista e da Copa do Brasil Sub-17, além de várias convocações para a Seleção Brasileira Sub-17) e está desde abril de 2018 na Itália jogando pelo Sub-23 da Juventus. Já com dupla nacionalidade, vinha treinando semanalmente com a equipe principal da “Juve”, ao lado não somente do craque português Cristiano Ronaldo, como de outros grandes nomes do futebol mundial como Douglas Costa, Alex Sandro, Dybala, Cuadrado e Khedira, dentre outros. Entre os profissionais que já colaboraram na formação de Lucas Rosa está também o preparador físico rio-pardense Nuno Cobra Ribeiro, hoje com 81 anos, que ficou conhecido por ser o preparador de Ayrton Senna.

Bianca Eulália dos Santos Flausino

FEMININO – Única rio-pardense que se tem conhecimento envolvida com equipes profissionais que mantém o futebol feminino é Bianca Eulália dos Santos Flausino. Nascida em 16/04/2004, esta lateral direita jogou em 2019 pelo Caldeirão FC, de Piracicaba/SP, no Campeonato Paulista Sub-17.

Bianca Eulália dos Santos Flausino