Depoimento – Neuróticos Anônimos

Depoimento Neuróticos Anônimos

Eu não sei o porquê, mas parece que para frequentar um grupo de 12 Passos (Grupo de Anônimos), é preciso chegar ao fundo do poço.

 

Talvez seja só neste momento que deixemos de lado o orgulho e nos entreguemos de verdade à necessidade de receber ajuda e de mudar verdadeiramente. É através da dor que chegamos aos grupos.

 

Muitos aparecem, chegam até a gostar, mas não ficam. Não é a sua hora, cada um tem a sua. Às vezes vejo algumas pessoas em grande sofrimento, como se estivessem implorando ajuda. Dá vontade de ir lá e arrancar a dor da pessoa, mas não tenho esse poder.

 

Lembro-me de quando eu ainda lutava para conseguir melhorar. Parecia que ninguém me entendia, que só queriam se meter em minha vida e arranjar soluções milagrosas que não me serviam.

 

Fui cercada de muito preconceito, muito julgamento. Com tantos “conselhos”, uns bem maldosos inclusive, fui preferindo me isolar para não ter de ouvir ninguém. Perdi a fé, perdi a esperança de melhorar e me cerquei de muita negatividade. Eu nunca estava bem. E preferia não contar isso a ninguém e viver no meu isolamento, sem os tais “conselhos” de gente que não fazia ideia do que eu passava.

 

No momento que o sofrimento se tornou grande o bastante para eu decidir que queria mudar, encontrei as irmandades de 12 passos. Foi quando descobri a diferença entre “espelhos” e “conselhos”.

É quando vejo uma pessoa contando a sua história, tão parecida com a minha, e vendo que ela está conseguindo se recuperar, que me curo através de um “espelho”. É quando vejo um companheiro que chega à Irmandade em uma situação  em que já estive e conto minha história que me torno “espelho”.

 

As Irmandades são baseadas em espelhos e não conselhos e por isso funciona. Agora cada um sabe o quanto de dor precisa sentir, para finalmente se entregar e dar o primeiro passo. Eu gostaria de poder pegar na mão de cada um que vejo em sofrimento e, trazer para o grupo, mas não iria resolver.

 

Cada um decide a sua hora e o seu caminho para a recuperação. O que posso fazer é contar a minha história que poderá servir de espelho para alguém.

24 hs de Paz e Serenidade.
Endereços: Salão da Igreja Matriz, às 2ªs feiras, às 19h30min, terapia e 4ª s feiras, 20h, reunião de estudo.

 

Também temos reuniões online.    Mais informações: WWW.neuroticosanonimos.org.br