Nestlé adota série de medidas para garantir operação segura e proteger os colaboradores em São José do Rio Pardo

0
170
Nestlé, Fábrica de São José do Rio Pardo (Foto: Alexandre Galego)

Para manter profissionais seguros, companhia realiza diversas ações preventivas desde o início da pandemia; colaboradores relatam nova rotina e o orgulho de continuar produzindo

São Paulo, 11 de maio de 2020 – Diante do novo cenário global, a Nestlé tem atuado com três prioridades fundamentais: garantir a saúde e o bem-estar de seus 30 mil colaboradores em todo o Brasil, manter a continuidade dos negócios e o abastecimento de alimentos regular em todo o País, e, ainda, apoiar a sociedade por meio de doação de produtos, apoio a instituições médicas, organizações de distribuição de alimentos e ONGs.

“A Companhia mantém suas operações em todas as unidades do Brasil, com a preocupação extrema de proteger as equipes que continuam atuando nesse cenário. O compromisso com o abastecimento é de todos nós. Temos uma grande equipe atuando de forma dedicada e motivada, ciente da responsabilidade que temos com a sociedade”, afirma o vice-presidente de RH da Nestlé Brasil, Enrique Rueda.

Como empresa do ramo alimentício, as preocupações com higienização nas unidades produtivas da Nestlé já eram rígidas, mas foram intensificadas nesse momento, com um olhar específico para os riscos e recomendações de prevenção que envolvem a Covid-19. Para isso, a companhia ativou um comitê multidisciplinar que está atuando diariamente para antecipar e tomar medidas preventivas, bem como dar acompanhamento diário e adequado à segurança, saúde e bem-estar de colaboradores e familiares. “Somos, historicamente, uma companhia que atua com foco em produzir da melhor forma possível, com qualidade e segurança, e com equipes acostumadas a trabalhar com disciplina e eficiência. Essa cultura facilitou o engajamento dos times na adoção das medidas de segurança que esse período exige”, diz o vice-presidente da Área Técnica da Nestlé Brasil, Luis Garcia.

Ele ressalta, ainda, que a experiência multinacional da companhia, aliada à autonomia dos times locais para adaptar os direcionamentos de segurança de acordo com a realidade regional, foi fundamental para garantir a adoção rápida e eficaz de medidas preventivas em todo o País. “Estamos construindo juntos essa jornada de aprendizados diante da situação, e procuramos sempre reverter isso em informações e conscientização constante para os colaboradores de toda a empresa”, aponta Garcia.

Produção com orgulho e segurança
Em todas as fábricas da Nestlé no Brasil, são muitos os casos de funcionários que se sentem orgulhosos de continuar contribuindo para produzir alimentos para a população brasileira. “Fico muito feliz de estar trabalhando e, com isso, evitar a falta de alimentos na mesa das pessoas do Brasil. Muitas pessoas precisam estar em casa e nós estamos aqui trabalhando por elas e produzindo alimentos variados para atendê-las nesse momento, de cereais a produtos culinários”, conta Diogo de Morais, eletricista da Nestlé em São José do Rio Pardo.

Outro ponto ressaltado pelos colaboradores é que, apesar da necessidade de se adaptar a uma nova rotina de cuidados, as medidas de conscientização e proteção têm garantido um ambiente de trabalho tranquilo e até contribuído para mudanças de hábito em casa. “Dentro da fábrica, estamos muito tranquilos. Brincamos que estamos muito mais protegidos da portaria para dentro do que da portaria para fora, pois a empresa está fazendo o que é necessário para nos manter seguros. É um momento de mudança de cultura, de comportamento, em que temos que fazer nosso trabalho para a gente e pelos outros, e entendemos essa importância de não parar”, afirma Maíra Bitner, operadora de máquinas da Nestlé em São José do Rio Pardo.

Medidas de prevenção
Em todas as unidades fabris, escritórios e centros de distribuição, a companhia adotou medidas como a disponibilização de kit de máscaras para cada colaborador, aumento da disponibilidade de pontos e medidas de higienização em todos os ambientes, aferição de temperatura na entrada das unidades e disponibilização de materiais informativos.

Os restaurantes internos tiveram a capacidade reduzida, com número menor de mesas e cadeiras, e os postos de operação e trabalho foram demarcados para determinar a distância entre as pessoas nas linhas de operação. Além disso, o quadro de terceiros foi reduzido para priorizar apenas os serviços essenciais.

Há também medidas adicionais como antecipação de vacinação contra a gripe para todos e a disponibilização de uma rede de apoio e orientações dentro do PEAC (Programa Especializado de Apoio ao Colaborador) com atendimento remoto. A companhia ainda realizou um trabalho informativo com os colaboradores sobre como se cuidar e realizar a higienização de máscaras, roupas e calçados em casa.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

nestle@fsb.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here