Os grandes problemas do momento atual

Os grandes problemas que hoje absorvem a atenção dos estadistas e de todos os que contribuem para a reconstrução do mundo podem ser classificados em dois grupos de mesma importância e transcendência. O primeiro é o que concerne a tudo o que exige uma urgente solução; abarca, por conseguinte, o que se refere ao presente. O segundo corresponde ao futuro, a esse futuro que haverá de ser preparado sobre bases firmes e com consciência clara, para que ao chegar a ele a humanidade não se encontre numa nova encruzilhada, talvez mais terrível que a da hora atual.

O importante, e fácil de deduzir, é que todas as soluções que se considerem adequadas às circunstâncias ou às exigências presentes não afetem as situações que deverão ser enfrentadas, em sua hora, pelas gerações futuras. Os princípios essenciais adotados pelas nações mais civilizadas do mundo deverão ser mantidos incólumes, sustentando-se suas bases com pronunciamentos de verdadeira efetividade, a fim de que nenhuma força seja capaz de debilitá-los nem de neutralizar seus grandes benefícios.

O labor de hoje deve conter o máximo de eficiência na concepção dos planos futuros,

pois a uma humanidade doente, que sofre o colapso de uma grande crise moral, social e espiritual e requer grandes cuidados, haverá de seguir outra, que chegará alheia por completo ao que ocorreu no mundo: a humanidade que nasce e seguirá nascendo como um imperioso chamado da família humana.

Mas essa humanidade terá, acaso, os estímulos, atrativos e os incentivos que tiveram as gerações passadas? Eis aí o que convirá estudar com grande profundidade, já que seria lamentável que num amanhã a vida dos homens se encontrasse carente de toda finalidade superior, por estar submetida aos rigores que sua natureza repele.

A solução do dilema está, pois, em fazer os homens voltarem pelo caminho de sua realização humana, abrindo-lhes as portas de um mundo cheio de perspectivas, de confiança e de grandes estímulos para suas possibilidades.

Trabalhar para as soluções que a crise atual do mundo apresenta, tendo presente as repercussões que essas mesmas soluções terão no futuro, será a tarefa mais acertada e justa para todos os homens que estão forjando um mundo melhor.
Texto extraído da Coleção da Revista Logosofia, tomo 5, pág. 163