DICAS para o seu HOME OFFICE | Penna Arquitetura e Urbanismo

Fonte: https://www.instagram.com/p/BQ3kuGOgTc7/ - Projeto Paola Cury

Fonte: https://www.instagram.com/p/BQ3kuGOgTc7/ – Projeto Paola Cury

 

Salve galera, tudo bom com vocês? Espero que todos estejam se cuidando direitinho. Hoje eu vim falar sobre um assunto que está em alta. Antes da pandemia do Covid-19 algumas pessoas já utilizavam o home office para trabalhar e, com o surgimento desse novo vírus, a grande maioria das empresas também adotou o home office como solução. Se você está entre os profissionais que estão aderindo a esse estilo de trabalho, não deixe de conferir as 8 dicas que eu separei, para que você trabalhe em casa da forma mais funcional possível.

  1. Escolha o melhor local para a montagem do seu home office

Fonte: https://casaclaudia.abril.com.br/inspiracao-do-dia/home-office-com-muita-luz-natural-e-madeira-no-decor/

É importante que você encontre um espaço que facilite a concentração e possibilite a organização das suas tarefas de trabalho. De preferência escolha o cômodo mais silencioso da casa, onde terá menos interferência e você conseguirá se concentrar mais para fazer as suas atividades. Além disso, escolha um local que receba iluminação natural e ventilação ao longo do dia, assim será muito mais agradável trabalhar o dia todo.

O ambiente familiar pode ser um lugar de muitas interferências. Dessa forma, é necessário estabelecer algumas regras com os demais membros da casa. Eles precisam saber que trabalhar em casa é um trabalho como qualquer outro. Portanto, deixe claro que você não pode resolver as questões pessoais em seu horário de expediente.

Além disso, opte por cômodos que não tenham muitas distrações, como televisão e sofás, pois isso ajudará você a separar quais são os momentos de descanso e quais são os de obrigações. Mas, muitas vezes não resta outra alternativa a não ser criar um espaço para o seu home office dentro do quarto, ou sala. Caso isso ocorra com você, é essencial fazer uma setorização do espaço. Opte por escolher cores diferentes, móveis que dividam o ambiente (mesmo que parcialmente), biombos, divisórias móveis, entre outros.

Fonte: https://www.instagram.com/p/Bj0diu0FfFJ/

Mas lembre-se que é imprescindível que você tenha um espaço dedicado somente para o seu trabalho, com todos os seus materiais de apoio, como mesa, computador, livros, telefone, canetas, papel, etc. Procure manter toda a sua atividade num só lugar e estabelecer o compromisso de trabalhar apenas neste espaço. Não é porque você vai trabalhar em casa que toda a sua casa vai virar seu escritório. Definindo um espaço, o seu cérebro irá entender que quando você está neste local é hora de trabalhar.

Vale lembrar ainda que, caso você tenha que receber clientes, fornecedores ou funcionários no seu home office, uma dica é criar uma entrada separada da casa, pois isso garante uma postura mais profissional ao seu negócio, além de manter a privacidade dos demais moradores.

  1. Tenha um ambiente bem iluminado


Fonte: https://www.limaonagua.com.br/decoracao/como-deixar-o-seu-home-office-ideal-para-trabalhar/

Como eu já disse, é importante escolher um local que receba iluminação natural ao longo do dia, pois isso irá ajudar na concentração e atenção no trabalho. Além disso, a luz do sol deixa as pessoas mais despertas e dispostas, já que ela ativa endorfinas no cérebro, que nos deixam mais ativos. Uma boa dica é, se possível, colocar a mesa próxima a uma janela, porém, evitando coloca-la contra a abertura, já que o reflexo na tela do computador pode cansar a vista muito rapidamente e ser prejudicial.

A iluminação artificial ideal é a luz branca, porém nada impede que ela seja misturada com toques de luz amarela, caso queira deixar o ambiente mais acolhedor e agradável. Uma boa sugestão é usar lâmpadas LED, já que elas iluminam bastante e não esquentam o ambiente. Além disso, o LED pode também ser usado em fitas, para iluminar armários e nichos.

Fonte: http://blogdecorwatts.com/decoracao/iluminacao-para-home-office-dicas-produtividade/

Outra opção é optar pela iluminação indireta no ambiente com um todo, com um ponto focado sobre a mesa, que geralmente são modelos articulados, de modo a facilitar a direção da luz para o local desejado. Nunca coloque as luminárias de maneira a formar sombra na área de trabalho, procurando evitar também que elas gerem reflexos na tela do computador.

  1. Utilize as cores certas


Fonte: https://www.aarquiteta.com.br/blog/home-office-e-inspiracao

É indicado que as paredes tenham cores claras, pois elas costumam ajudar na iluminação e proporcionam maior conforto visual, o que é ideal para quem passa muito tempo no mesmo ambiente.

Os objetos e mobiliários podem ganhar ajuda da cromoterapia. Ambientes mais neutros e sérios, por exemplo, são ideais para quem necessita de muita concentração. Já as cores vibrantes ou intensas, como o amarelo e laranja, ajudam aqueles que precisam produzir com criatividade e originalidade. Tons frios deixam o local mais tranquilo e relaxante, e os terrosos, mais sóbrio e sofisticado.

  1. Escolha móveis ergonômicos e funcionais


Fonte: https://www.lineastudio.com.br/home-office-funcionalidade-e-conforto/

Você passará uma grande parte do seu dia neste ambiente então é preciso que ele seja confortável. Para isso, você deve investir em mesas e cadeiras com tamanho e proporções adequadas ao seu corpo. Eu já falei em um outro post sobre ergonomia, aqui está o link, caso queira dar uma olhada (https://www.ojornalzinho.com.br/2018/01/23/ergonomia-e-sua-relacao-com-a-arquitetura-penna-arquitetura-e-urbanismo/).

Mesmo você adaptando o seu escritório em algum espaço da sua casa, como na sala ou no quarto, invista em cadeiras ergonômicas, já que o conforto é fundamental para que você produza com qualidade e eficiência. A cadeira ideal deve ter ajustes de altura, braços, assento e encosto. As costas precisam ficar alinhadas com a estrutura da cadeira e seus pés precisam estar apoiados no chão ou em um apoio próprio.

Já a bancada ou mesa precisa estar a 75 cm do piso, altura padrão para qualquer tipo de cadeira. O tampo recomendado deve ter, pelo menos, 50 cm de profundidade e 1,20 m de largura por pessoa. O correto é que você mantenha uma boa postura, com a tela de seu computador ou notebook alinhada aos olhos e os cotovelos na mesa formando um ângulo de 90º. O teclado deve estar posicionado de modo que seus antebraços fiquem paralelos ao chão e que seus pulsos fiquem retos.

Vale lembrar também que um mobiliário planejado e bem dimensionado ajuda a otimizar o espaço existente, tornando o escritório um lugar realmente prático. Uma boa aposta são as mesas com desenho em “C” ou “L” (criam um espaço mais funcional), com bordas arredondadas (não machucam o corpo) e tampos opacos (não refletem a luz).

  1. Dê seu toque especial na decoração


Fontes: https://casaclaudia.abril.com.br/inspiracao-do-dia/home-office-com-decor-inspirado-no-rock-e-influencias-geek/ e https://casa.abril.com.br/ambientes/10-dicas-para-montar-um-home-office-mais-inspirador/

Na escolha da decoração tente trazer toques da sua personalidade, para deixar o ambiente de trabalho mais aconchegante. Invista para que o espaço seja convidativo e inspirador. Se você estiver em um local onde se sinta bem, cercado das coisas que gosta, isso te dará mais motivação. Tenha na sua mesa objetos com significados especiais, que despertem o melhor em você e o façam querer trabalhar muito e ir mais longe. Quadros com mensagens de incentivo, quadros organizadores e porta-retratos, são algumas sugestões. Mas ao mesmo tempo que você busca um ambiente convidativo, é preciso tomar cuidado para que o local não fique com uma sobrecarga de informação, já que isso pode te distrair e diminuir a sua produtividade. Saiba dosar e crie um escritório organizado, prático e com a sua cara.

Caso queira fazer uma mudança maior na decoração, papéis de parede podem ser utilizados para dar uma nova cara no ambiente e transmitir um ar de profissionalismo. Porém, não esqueça de harmonizar com a decoração que você já tem no ambiente e no restante da sua casa.

Além disso, se você gosta de plantas, uma boa dica é apostar em espécies mais adaptadas a ambientes internos, porém também tome cuidado com os exageros. Lá no meu Instagram eu dei algumas dicas de plantas que se adaptam muito bem a esses locais (https://www.instagram.com/p/B-Xysb9na21/). Com elas você terá um ar mais limpo, menos estresse e produtividade em alta.

  1. Mantenha o espaço sempre organizado


Fonte: https://www.rolonflex.com.br/como-organizar-a-casa-para-montar-seu-home-office/

Escolhido o espaço para criar o seu home office, aproveite para arrumar a casa e jogar fora todas as coisas que não são mais usadas (isso costuma liberar bastante espaço útil). Feito isto, procure separar todos os itens de escritório por categorias e guardá-los em gavetas, caixas, pastas ou outros organizadores; e, para otimizar o seu tempo, identifique o conteúdo com etiquetas.

Sendo seu espaço grande ou pequeno, você precisa criar uma área que flua bem e possua espaços para armazenamento. Trabalhar em uma mesa bagunçada, com muitos itens espalhados, com certeza, não é nada produtivo, além de ser um estímulo para dispersão. Você pode usar uma combinação de acessórios verticais e horizontais para otimizar seu home office. É preferível ter móveis que possuam bastante espaço para guardar todo seu material de forma organizada, como estantes, gaveteiros ou armários. Mas, caso você não queira incluir mais um móvel no local escolhido, uma boa alternativa é o armazenamento na parede, em prateleiras, nichos ou estantes penduradas.

Há outros itens que, geralmente, serão necessários, como: computador, telefone, impressora, microfone, fone de ouvido, modem de internet, entre outros. Primeiramente você deve conferir se há a quantidade de tomadas suficientes para ligar esses equipamentos. Evite usar benjamins e verifique se os circuitos suportam a carga para uma régua de tomadas. Procure deixar os cabos organizados, utilizando abraçadeiras de nylon ou velcro, por exemplo. Mas, não una cabos elétricos com cabos de rede, pois o primeiro pode dar interferência no sinal do segundo. Uma escolha ainda melhor é optar por aparelhos sem fio, que se conectam via Wi-fi ou Bluetooth, já que isso irá ajudar na organização do ambiente, já que evita uma grande quantidade de cabos aparentes.

Além disso, é fundamental que você tenha fácil acesso a todos os utensílios necessários para o seu trabalho. Se toda vez que você precisar de uma caneta, grampeador, tesoura ou papel, tiver que sair do seu espaço de trabalho, passando por todos os locais onde têm possíveis distrações em sua casa, provavelmente você perderá muito tempo, o que prejudicará o seu trabalho. É interessante ter inclusive um filtro de água no seu home office, para evitar ter que sair deste ambiente toda vez que precisar se hidratar.

Mas lembre-se de deixar sobre a sua mesa apenas o essencial para o serviço que você está fazendo naquele momento. Assim, além de deixar tudo organizado e à mão, o home office ficará mais bonito e agradável, aumentando a sua produtividade.

  1. Use a tecnologia a seu favor


Fonte:
https://omanualdofreelancer.com/como-desenvolver-uma-rotina-de-trabalho-saudavel/

Se você pretender trabalhar de home office por um bom tempo, investir em tecnologia de qualidade é fundamental. Utilize o dinheiro que você economiza com transporte e alimentação, por exemplo, para comprar um computador bom e contratar um serviço de internet eficiente.

Além disso, construa um site e uma página em pelo menos uma rede social para divulgar o seu trabalho. Porém, não esqueça que gerenciar seu tempo nas redes sociais é muito importante. Pode parecer bobagem, mas muitas vezes você gasta grande parte do dia nisso sem nem perceber. Durante o seu expediente, gaste seu tempo nas redes apenas para divulgar o seu trabalho, evite distrações e use a tecnologia a seu favor. Uma dica é desabilitar as notificações de alguns aplicativos, como notificações desktop para Facebook, por exemplo.

Outro ponto que a tecnologia pode contribuir muito no seu home office é o armazenamento em nuvem, já que ele proporciona uma flexibilidade e praticidade muito grande. Se você trabalha em uma plataforma colaborativa com outras pessoas, por exemplo, isso é fundamental, para que haja a troca de arquivos de forma rápida e a comunicação e o trabalho sejam agilizados. Se você trabalha sozinho, não se esqueça que ter um bom drive para armazenar e compartilhar arquivos também é muito importante.

Além disso, existem alguns aplicativos que podem ajudar no foco e organização no dia a dia, garantindo que seu dia seja mais produtivo. Anota aí: Google Calendar, Evernote, Google Keep são alguns exemplos que valem a pena você dar uma pesquisada.

  1. Estabeleça uma rotina de trabalho


Fonte:
https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/12/11/1116898/conheca-tipos-trabalho-ocupam-dia-aprenda-organizar-rotina.html

Pronto, você já tem um local equipado e pode começar a trabalhar no seu home office. Agora é necessário estabelecer uma rotina. Organize a sua agenda no dia anterior, evitando perder muito tempo separando as suas atividades pela manhã. Dessa forma, você terá mais foco e conseguirá ser mais produtivo quando começar a trabalhar. Vale lembrar que cada um de nós temos um período do dia em que somos mais ou menos produtivos. Identifique em qual período você consegue se concentrar mais e programe suas tarefas mais difíceis ou que exigem mais atenção para serem realizadas nesse horário. Uma boa dica é deixar a lista de atividades do dia anotada em lugar visível, como uma parede de lousa, mural de cortiça, pegboards (painéis de madeira com furos para pendurar vários acessórios) ou até mesmo na sua agenda aberta sobre a mesa.

É importante que você defina seus horários e tente cumpri-los. Tenha horário para começar e para acabar. Defina as suas pausas para café e almoço e não as extrapole. Lembre-se que se precisar resolver algo durante o expediente, programe os horários como se estivesse no escritório, fazendo hora extra, se for necessário. Mas não se esqueça de fazer uma coisa de cada vez, para não atrapalhar seu rendimento no serviço.

Caso você trabalhe para uma empresa, provavelmente terá que cumprir alguns horários, para participar de reuniões e entregar projetos. Mas se você é autônomo, é ainda mais importante manter uma rotina para não acabar trabalhando demais ou de menos. Lembre-se que a desordem de horários interfere em sua vida social, baixa sua qualidade de vida e compromete seu rendimento.

Outra dica é traçar metas diárias, para manter suas taxas de produtividade elevadas. Pode ser finalizar uma etapa de um projeto, responder uma certa quantidade de e-mails, solucionar algum problema, publicar algum conteúdo na sua rede social profissional, entre outros. Sempre evolua as suas metas, para que o seu negócio cresça. É interessante também estabelecer pequenas recompensas assim que atingir seus objetivos, como fazer uma pausa para assistir um vídeo que você queria, por exemplo.

Ah! E nada de ficar oito horas sentado na cadeira só porque está em casa. No home office, a tendência é trabalhar mais intensamente e sem interrupções. Por isso, você precisa fazer pausas para se alongar e cuidar da postura, evitando longos períodos sem se mexer. Além disso, aproveite a maior flexibilidade de horários para incluir atividades físicas na sua rotina, no horário em que estiver mais disposto.

 

Pronto! Agora você já tem tudo para criar o home office perfeito. Trabalhar no conforto do lar tem seus benefícios e um deles é criar o SEU espaço de trabalho. Ter um home office personalizado vai te deixar mais animado e confiante para trabalhar e alcançar seus objetivos. Siga essas dicas que eu tenho certeza que o seu dia-a-dia será muito mais produtivo!

Vou deixar um link com algumas dicas extras para que você consiga dominar mais facilmente o seu próprio negócio em casa: https://www.empreendedoronline.net.br/separando-o-home-do-office/

 

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