Arepid – Março 2020

Olá, leitores de O Jornalzinho!
Vamos falar um pouco sobre os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) projeta composição da delegação que disputará a principal competição dos últimos quatro anos. Cerca de 230 atletas representarão o Brasil na capital japonesa, sendo 150 homens e 80 mulheres, aproximadamente.

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 será em 25 de agosto e a de encerramento em 6 de setembro. A organização do evento estima a participação de cerca de 4.400 atletas, que será a maior edição de todos os tempos.

Vinte duas modalidades compõem o programa dos Jogos, e o Brasil, até então, tem vaga garantida em 14: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, futebol de 5, goalball (feminino e masculino), natação, parataekwondo, remo, tiro esportivo, tiro com arco, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado (feminino e masculino).

O Brasil já assegurou 117 vagas em 14 modalidades para o maior evento paradesportivo do mundo na capital japonesa. Em seu Planejamento Estratégico, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estabeleceu como meta se manter entre as 10 principais potências do planeta nos Jogos Paralímpicos. O objetivo para Tóquio 2020 é ficar no top 10 no quadro geral de medalhas.

Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil arrecadou 72 medalhas no total: 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. O resultado, com o maior número de láureas já conquistadas pelo país em uma edição dos Jogos, deixou a delegação brasileira na 8ª colocação no quadro geral de medalhas.

A Seleção Brasileira de futebol de 5 foi a primeira a carimbar o passaporte para a capital japonesa, em junho de 2018, na Espanha, ao se tornar campeã mundial pela quinta vez.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro ([email protected]).

Seja um patrocinador da AREPID DEC. A sua solidariedade é o que nos move. Siga: https://www.facebook.com/arepidriopardo/ https://www.instagram.com/arepidoficial/