Um dia de chuva, por Woody Allen

Todos nós temos uma imagem própria de Nova Iorque, ou vai me dizer que ainda não conhece a Grande Maçã com a palma da sua mão de quando maratonou Friends ou Seinfield por horas a fio naquele sábado à tarde?!

Minha Nova Iorque é a metrópole repleta de arranha-céus, onde ocupados homens de terno e sobretudo perdem seus tostões na bolsa de Wall Street. É a megalópole que abriga o Carmine’s, um dos requintados ristorantes italianos no centro de Manhattan, escolhido por casais apaixonados para suspirarem de amor em plena luz do luar. Ou quando o letreiro iluminado da faixada da Broadway, nos indica seu mais novo sucesso comercial.

Se conseguiu visualizar todas estas imagens como luminosos anúncios publicitários, então camarada, você está lascado, é bobo como eu.

Um dia de chuva só torna mais poética, e porque não dizer clichê, a imagem mental que criamos da cidade. E Woody Allen se aproveitou disso, construindo sua nova comédia romântica, tornando possível todas as nossas fantasias, com suas já conhecidas idas e vindas no percurso de seu enredo. Este senhor demostrou tudo o que a poesia pode fazer dentro de uma mente, que ainda cultiva um ingênuo romantismo, sob uma cidade que de romântica, não deve ter é nada, por conta de uma piração regida pelo mundo dos negócios.

O clima do filme se volta ao de um dia de chuva, esperando a água cair, aproveitando cada um de seus momentos, para sensibilizar os olhos do espectador com o melhor do cinema: as imagens que dizem mais do que palavras.

Suas tomadas de chuva nova-iorquina, fazem os amantes por poesia contemplativa como eu babarem, delirarem em suspiros, se imaginando naquela situação. Para minha felicidade, do meio do filme para frente, o glorioso São Pedro fez garoar o clima rio-pardense, me deixando em estado de profundo êxtase diante a precipitação.

Quando Mario Quintana poetou ao escrever: ‘Sempre que chove/tudo faz tanto tempo/que qualquer poema que escreva/ vem sempre datado de 1889’’, com certeza não imaginava o presente que Woody Allen prepararia para os líricos jovens de 2019.
Se for assistir ao filme, saiba que, seus dias de garoa, jamais serão os mesmos.