Você sabe a importância sobre taxa metabólica basal?

A Taxa Metabólica Basal (TMB) é a quantidade de energia requerida para manter processos essenciais ao organismo como atividades do sistema nervoso, ventilação pulmonar, manutenção da temperatura corporal, circulação, secreção de hormônios, excreção renal e tônus muscular. Ou seja, ela indica as calorias mínimas necessárias para que o corpo humano sobreviva com saúde.

Ao elaborar um plano alimentar, o nutricionista sempre deve levar em consideração essa taxa. Caso o consumo diário de calorias seja abaixo do valor da TMB, o indivíduo pode ter problemas como desnutrição, cansaço, baixas taxas de açúcar no sangue, queda de cabelo, unhas enfraquecidas, irritabilidade, dificuldade de concentração, pele seca, constipação, diarreia, dores de cabeça, desmaios, menstruação irregular, além da baixa produção de hormônios e até prejudicar a massa óssea.

A tendência de perda de massa muscular em uma dieta restritiva é alta. Ao perder massa muscular a sua TMB também irá diminuir. Outro fator que ajuda a diminuir a taxa é a adaptação do nosso corpo quando se faz uma dieta muito restrita. Ao receber pouca energia dos alimentos, o seu corpo lentamente diminuirá o gasto metabólico basal, pois haverá uma adaptação para sobreviver com menos calorias.

Uma pessoa que pesa 90 kg não deve comer igual a uma pessoa de 60 kg, porque há individualidades bem diferentes e necessidades calóricas bem maiores. A dieta restrita abaixo da TMB pode fazer você perder peso rapidamente (muito pela perda de líquido corporal), mas ela pode gerar uma imensa compulsão alimentar e te deixar com aquele rosto “cadavérico” e flácido, pois a eficiência da perda de gordura corporal pode não ser muito interessante.

Logo, para saber o quanto se deve comer, o nutricionista calcula essa TMB e adiciona valores energéticos provenientes da digestão dos alimentos, atividades diárias e exercício físico. A partir deste cálculo é possível estimar o quanto o indivíduo deve ingerir de alimentos.
Um abraço e até o próximo mês!