RETROSPECTIVA 2019 (Parte 2) | Penna Arquitetura e Urbanismo

Fernanda Penna

Fonte: Acervo Pessoal.

Salve galera, tudo bom com vocês? Hoje eu vim continuar a retrospectiva do meu ano de 2019. Esse é o segundo e último post a respeito deste tema (primeiro: LINK).

Neste eu vou falar um pouco sobre a Casa Vogue Experience, em São Paulo, que ocorreu no final de outubro; e um pouco a respeito do principal evento de Arquitetura que acontecerá no Brasil em 2020.

Casa Vogue Experience
Em 2019 aconteceu a 5ª edição do Casa Vogue Experience, evento que, a cada ano, materializa o estilo e as ideias do universo da revista e das plataformas digitais da marca. Este ano ele foi realizado em um casarão da década de 1950, localizado no Jardim Europa, em São Paulo. Os 1.800 m², distribuídos em dois andares e 15 ambientes foram decorados pela equipe da Casa Vogue. Pelo fato de se tratar de uma casa antiga, com muita história, eles tentaram fazer o menor número de intervenções possíveis, respeitando a construção como ela estava, como as portas e esquadrias existentes, por exemplo. Se trata de uma proposta de decoração mais aconchegante e menos contemporânea, com cores mais escuras, por exemplo. Além disso, o público pôde contar com a vasta programação composta por 44 palestras, talks e workshops.

Vou deixar algumas imagens dos ambientes e caso queiram saber mais sobre eles, deixe para mim nos comentários.

Área Piscina

Sala de Jantar

Cozinha

    Lounge

Galeria

Lavabo

Biblioteca

Corredor interno (superior)


Quarto

Terraço

Closet

Home Theather


Horta Orgânica (quintal)

Café

Garagem

Fonte: Acervo Pessoal e https:/ /casavogue.globo.com/

Com a visita ao evento, pude perceber que o forte dele são as palestras e workshops, diferente da CASACOR (falado no último post), em que o foco maior é a criação e composição dos ambientes.

Evento em 2020: Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA2020RIO

                Fonte: http://iabmg.org.br/site/uia-2020-rio/

Falando agora sobre o principal evento de Arquitetura que ocorrerá aqui no Brasil, em julho de 2020: A 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos. Mais de 15.000 arquitetos de todo o mundo são esperados no evento que é realizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A cidade do Rio ganhou a indicação para sediar o evento concorrendo com Paris (França), e Melbourne (Austrália).

O evento será realizado no Centro do Rio, tendo como espaço principal a Marina da Glória, que sediará a “Arena Todos os Mundos”, com o auditório principal com capacidade para 7.500 pessoas e a Feira Mundial, com capacidade para 1.800 pessoas. Além disso, O Museu de Arte Moderna, o Aterro do Flamengo, o Palácio Capanema, os Galpões do Porto Maravilha, o Museu do Amanhã, a Praça XV, o Museu Histórico Nacional e o Paço Imperial, serão utilizados para compor o evento.

O título dessa edição é “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. O tema destaca a realidade urbana do mundo contemporâneo e envolve o papel da Arquitetura, expressando a diversidade e a multiplicidade das formas urbanas e dos modos de produção das cidades. Cidades múltiplas, cheias de contrastes, de possibilidades, de desigualdades e de acertos. São muitos os mundos urbanos a exigir atenção específica, para a qual a Arquitetura, em sua ampla dimensão, tem responsabilidade. Nossas ações de planejamento, de projeto e de construção interessam a todos esses mundos e sobre cada um têm repercussão. É necessário criar cidades que consigam ser as respostas desejadas ao século do urbano, do respeito ao meio ambiente e às necessidades das futuras gerações.

O tema será organizado a partir de quatro eixos temáticos, que definem uma matriz em que se agruparão as Conferências, Mesas Redondas, Mostras, Workshops e demais eventos. Eles pretendem refletir a diversidade cultural, econômica e arquitetônica. No eixo “Diversidade e Mistura”, os debates pretendem reconhecer e construir o que é comum nas várias experiências internacionais. O eixo “Mudanças e Emergência”, serão debatidos a emergência de um “novo arquiteto”, as mudanças climáticas e as mudanças tecnológicas. Já o eixo “Fragilidades e Desigualdades” vai tratar dos mundos urbanos, da periferia, da conexão e da participação popular na Arquitetura. Por fim, “Transitoriedades e Fluxos” trará debates sobre mobilidade internacional, migrações e Arquitetura Efêmera para desastres ambientais.

Esse evento será uma grande oportunidade para os arquitetos brasileiros restabelecerem sua importância social frente à sociedade brasileira e ao mundo.

Para mais informações e inscrições acesse o site: https://www.uia2020rio.archi/.

Ficou alguma dúvida a respeito destes eventos? Escreve para mim nos comentários!

Muito obrigada por mais um ano vocês me acompanharem aqui. Beijos e até o próximo post!

Redes sociais:
https://www.facebook.com/pennaarqurb/
https://www.instagram.com/pennaarqurb/
https://www.youtube.com/c/PennaArquiteturaeUrbanismo