CICLO MENSTRUAL

0
323

As flutuações hormonais durante as diferentes fases do ciclo menstrual podem impactar no rendimento com os exercícios físicos? Com o objetivo de elucidar algumas lacunas no conhecimento sobre essa temática, um recente estudo se propôs a investigar o efeito das diferentes fases do ciclo menstrual sobre o desempenho na força e na potência muscular de mulheres treinadas (triatletas) e que não faziam uso de quaisquer hormônios contraceptivos no período de seis meses que antecederam a investigação.

Os resultados do presente estudo sugerem que a FORÇA e a POTÊNCIA MUSCULAR tendem a NÃO SER IMPACTADAS pelas diferentes fases do ciclo menstrual. Por outro lado, um estudo envolvendo jogadoras de futebol demonstrou IMPACTO NEGATIVO da fase lútea do ciclo menstrual sobre o desempenho em atividades de RESISTÊNCIA MUSCULAR.

Sobre isso, os autores acreditam que as maiores variações na temperatura corporal (aumento) nessa fase do ciclo menstrual tendem a promover maior estresse cardiovascular, elevação da percepção subjetiva de esforço e, consequentemente, dificuldade em suportar maiores tempos de esforço.

Para tanto, vale lembrar que cada caso deve ser tratado e acompanhando de forma personalizada, considerando aspectos específicos relacionados aos protocolos de treinamento, objetivos, fatores ambientais e particularidades biológicas da praticante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here