Liberdade… Liberdade!? Liberdade. Liberdade!!!

Tem assuntos que rendem uma linha. Outros, uma frase. Alguns destes, nem se passamos uma vida toda falando neles eles se esgotam, vira e mexe, voltam a aparecer nas rodas de conversas.

Não vou falar em política, nem em religião ou amor, mas desta tal de liberdade.

Ainda na 8ª série, me pediram para fazer uma redação sobre este tema, imagino que na frustrada tentativa, enquanto professor, de passar a responsabilidade a nós, reles estudantes pré-adolescentes, de responder suas perguntas existências, que não tem resposta.

Minha primeira frustação surgiu ali, no papel, em um grande nada repleto de linhas. Não sabia o que falar do assunto, por onde começar, que ponto abordar.

Citaria pensadores, passarinhos ou a Bíblia?

Deve ter sido por causa das asas que carrega, que a tal liberdade sempre me escapou das mãos, preferiu viver livre de significados.

A liberdade é ilimitada, por isso a dificuldade em falar sobre o tema! Ela é linda e perigosa. Somos livres para tudo, e por isso responsáveis por todos seus efeitos.

Deveria estar fazendo um texto sobre liberdade, e não auto-ajuda, mas sinta-se livre para definir. Mas, se definir é limitar, onde estará a liberdade!?

Clarice Lispector tem uma ótima frase sobre o tema: Liberdade é pouco, o que quero, ainda não tem nome.

Tudo o que queremos é ser livres, e ao sermos livres, engatamos primeira e colocamos a prova, a sacolinha de valores que vamos coletando na trajetória do viver: responsabilidades, bom senso, ética, etiquetas, respeito… a lista é grande.

Nossa liberdade é plena em nossa solidão, quando estamos por nossa conta e risco, diferente de nossa liberdade em sociedade, cheia de muros e paredes imensas, chamadas próximo, a outra pessoa que convive conosco.

O convívio transforma totalmente a liberdade, e ela se transforma em muitas coisas, principalmente em respeito.

Sem o respeito, não existe liberdade com o outro!

Dá um frio na barriga quando tomamos sua mão e escolhemos nossas opções. Liberdade é escolha, merecimento e risco.

Seja livre, mas lembre-se que receberá de volta, todas as beneficies ou desalentos conforme os caminhos que tomou ao plantar esta tal de liberdade!