RETROSPECTIVA 2019 (Parte 1) | Penna Arquitetura e Urbanismo

Fernanda Penna - RETROSPECTIVA 2019 (Parte 1) | Penna Arquitetura e Urbanismo

Fonte: Acervo Pessoal.

Salve galera, tudo bom com vocês? Hoje eu vim fazer uma retrospectiva do meu ano. Esse ano, como muitos sabem, foi um ano de muita correria, muitas responsabilidades e muitos afazeres para mim. Eu vivi cada minuto desse ano e tiveram dias que eu precisaria, tranquilamente, de mais de 24h para finalizar tudo que eu tinha para fazer. Cada domingo eu fazia uma lista de coisas que eu deveria fazer na semana, e a cada “ok” que eu dava em cada atividade eu ficava muito aliviada. Inclusive, com toda essa correria, acabei dando uma sumida do Youtube, do Instagram profissional e da coluna do Jornalzinho. Uma das minhas metas para 2020, inclusive, é me dedicar muito mais às minhas redes sociais profissionais.

Enfim, foi ano de muito trabalho, muito estudo, mas também de algumas viagens e visitas em exposições, para ficar por dentro das novidades do mundo da Arquitetura e Design. Vou dividir essa retrospectiva em dois posts. Nesse eu vou falar um pouco sobre a CASACOR de Ribeirão Preto, que aconteceu entre agosto e setembro, e no próximo eu vou falar sobre a Casa Vogue Experience, em São Paulo, que ocorreu no final de outubro; e um pouco a respeito do principal evento de Arquitetura que acontecerá no Brasil em 2020.

CASACOR Ribeirão Preto
A CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo das Américas. Neste ano, a exposição chegou a sua segunda edição na cidade de Ribeirão Preto/SP e contou com a criação de 41 ambientes. Afetividade, tecnologia e sustentabilidade foram os três pilares essenciais do tema Planeta Casa, incorporados ao conceito de cada projeto. Em uma área de 2.700 m² os projetos de quartos, lofts, cozinhas, banheiros e áreas comuns trouxeram diferentes linhas criativas para todos os perfis, com proposta de refúgios particulares acolhedores. A escolha consciente dos materiais e o seu uso eficiente, assim como o aproveitamento, resíduos, sobras e estruturas inteiras foram transformados de modo criativo por um time de 60 profissionais. De uma forma geral, a meu ver, o principal material utilizado nesta edição foi a madeira. Ela deixa tudo mais acolhedor e duradouro, tendo sido utilizada com variados acabamentos e em diversos locais, como paredes, pisos, móveis e elementos decorativos.
Pelo fato de a mostra contar com muitos ambientes, escolhi falar para vocês, de uma forma geral, dos 14 que mais me chamaram atenção.

1. Welness Lounge, Roberta Alonso e Mariana Oliveira. Trata-se de um acolhedor e sofisticado, próprio para momentos de lazer e contemplação. Sem barreiras visuais é estabelecida uma conexão clara entre arquitetura e natureza. O uso combinado da estrutura metálica com o concreto e a madeira define o espaço. Chamam a atenção, também, a coleção de esculturas e o enorme galho que foi reaproveitado para dar sustentação à cobertura.


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

2. Spa Urbano, criado pela designer Sarita Ávila. Ele é o resultado de uma sintonia perfeita entre a decoração de interiores e os projetos paisagístico, de automação e iluminação. É um espaço de refúgio dentro de casa, onde foi criada uma atmosfera de paz e relaxamento, com o uso da cor branca nas brisas esculturais na lateral, por onde adentra boa parte da luz natural. A madeira foi explorada em vários acabamentos, no teto paginado, nas ripas de paredes e piso.

Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

3. Loft Essencial, criado pela arquiteta Camila Ribeiro Cury. Para ela, essencial é estar com a família. Por isso, ela imaginou esta área de convivência confortável e cheia de significados. Os caixilhos formam estantes e trazem tanto a luz natural como o jardim para o interior. A cozinha e a sala dividem o mesmo grande vão e todos os materiais conversam entre si.


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

4. Arena Kando, Priscilla Marchetto e Helio Ribeiro. A palavra Kando, em japonês, refere-se ao estado de espírito que alguém alcança ao deparar-se com algo extraordinário. Trata-se de um local de encontros e troca de conhecimentos que ganhou atmosfera intimista, acolhedora, atemporal. A marcenaria valoriza a extensão do espaço, e a atmosfera intimista e se beneficia da harmonia dos materiais: pedras rústicas, mármore Travertino e mogno africano.


Fonte: Acervo Pessoal; https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/ e
http://www.brandanidecore.com.br/eventos/casa-cor-ribeirao-preto-2019/

5. Cozinha de Todos, Luana Milani e Ricardo Pagnano. O teto em bambu (as lâminas esquentam o ambiente ao seguir do teto para as paredes) e as peças de cobre (aparece no lustre, nos delicados filetes que contornam a bancada e na coifa com desenho exclusivo) convivem e somam as sensações de acolhimento e sofisticação, dois conceitos essenciais do projeto.


Fonte: Acervo Pessoal; https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/ e
http://www.brandanidecore.com.br/eventos/casa-cor-ribeirao-preto-2019/

6. Sala da Família, Patrícia Makhoul, Lucas Martinelli e Áurea Degani. Com personalidades parecidas, eles desenharam um ambiente equilibrado nas cores, acabamentos e disposição de elementos. Trata-se de um espaço para uma família que tem história para contar (como sugerem a bicicleta que se transforma em peça de decoração e os objetos trazidos de viagens memoráveis). Um refúgio da intensidade do dia a dia, com uma boa seleção de vinhos e o telão que transmite toda a emoção das séries, filmes e esportes. A iluminação é indireta e o piso, original da casa, de pau brasil. Eu, particularmente, fiquei muito encantada e me senti muito confortável nesse espaço.


Fonte: Acervo Pessoal; https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/ e
http://www.brandanidecore.com.br/eventos/casa-cor-ribeirao-preto-2019/

7. Quarto do Menino Inventor, criado pelo designer de interiores Vinícius de Mello. Ele traz nesse projeto um olhar apurado para o universo infantil. A decoração, com base no método montessoriano, posiciona elementos na altura dos olhos da criança, para estimular sua autonomia, criatividade e liberdade. O estímulo vem também do colorido ímpar, das estampas e dos grafismos que dão identidade ao espaço. O mix entre luzes direcionadas e difusas transmite aconchego, e o tom lúdico é reforçado por “obras de arte” feitas por crianças da vida real.


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

8. Sala de Banho, criado pelas arquitetas Fabíola e Eliana Caramuru. É um espaço confortável e acolhedor, que funciona como o contraponto para a correria do dia-a-dia. A banheira é o elemento principal, mas as sensações de bem-estar e relaxamento são originadas também no cuidado com a iluminação e no uso porcelanato com aparência de mármore, que alia delicadeza e robustez. O cabideiro, os metais, a moldura dos espelhos e o mobiliário brasileiro em serralheria criam linhas de força visuais.


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

9. Casa Dois, criada pelo designer de interiores Fabrício Frezza e pelo arquiteto Gabriel Figueiredo. O nome vem da intenção do espaço, de ser um segundo lar para o casal. Os 80 m² se tornaram acolhedores com a cartela de cores suave e mobiliário contemporâneo, somados a uma coleção de peças e arte repletas de memórias afetivas. Tudo para reforçar a sensação de intimidade que o ambiente propõe. Trata-se de um espaço completo, com cozinha, sala, quarto, banheiro e escritório. Fiquei muito encantada.


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

10. Espaço Pet, Marcela Tiraboschi. Quem me conhece sabe que esse ambiente com certeza estaria entre os meus favoritos. Trata-se de um espaço divertido para o animal de estimação, além de poder ser também um refúgio para o seu dono. A profissional se inspirou na experiência com seu próprio pet e escolheu a paleta de cores remetendo ao carinho, afeto e alegria, sendo combinado o amarelo e o azul, que aparece na estrutura metálica do teto. Além disso, os grafismos deixam o ambiente mais divertido, seja no papel de parede, nos objetos ou no próprio desenho de itens do mobiliário. Muito fofo!


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

11. Loft Refúgio Urbano, criado pela designer de interiores Dulce de Figueiredo Ferraz e pela arquiteta Thácia Balbão. Um ambiente que dá vontade de entrar e ficar. Com essa energia, a dupla projetou uma casa de verdade, para ser vivida, com passado, presente e futuro. Quente e acolhedor, o lar é abraçado pela madeira, deixando a bancada da pia e a torre de eletrodomésticos quase imperceptíveis. A mesa com base em mármore é uma extensão do aparador atrás do sofá, conectando os ambientes. O grande vidro que chega até o piso amplia a conexão com a área externa, integrando a casa à natureza.


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

12. Casa Burgundy, criado pelos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães. A inspiração veio da Cabana, projeto da dupla para a CASACOR São Paulo 2018. O conceito é o mesmo, baseado no jeito contemporâneo de morar, com ambientes integrados (sala de estar, cozinha, suíte e varanda). Nessa releitura, no entanto, a construção ganha ares de uma casa brasileira, como sugere o telhado de duas águas. Na parte interna, predominam os tons sóbrios, para que peças selecionadas com cuidado provoquem o olhar do visitante, como no caso do tapete com geometria marcante, dos objetos de design e das obras de arte vindas de galerias de São Paulo e Salvador. Mais um ambiente completo, que me encantou muito!


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

13. Praça dos Encontros, Andrea Esteves. A criação deste espaço partiu do aproveitamento de um terreno sem ângulos retos, que possibilitou criar um passeio cheio de encontros prazerosos. Ao mesmo tempo que reconectam homem e natureza, os espaços sugerem a relação com a tecnologia. Ela aparece, por exemplo, na coluna que flexibiliza os focos de luz e na escultura “Sinta-se”, que vaporiza aromas para ativar os sentidos. O barro, a madeira, as plantas e a cascata estabelecem a ligação com a natureza.


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

14. Capela para todos os Santos, Sergio Coelho. Ele foi buscar em sua infância de formação católica as referências para criar um espaço singular. O encantamento vem da iluminação sutil, que transmite aconchego, e da profusão de símbolos religiosos e imagens de santos. A tendência clássica dessa decoração contrasta com a arquitetura contemporânea que valoriza a madeira, o mármore em versão ecológica, o porcelanato (no piso e nos bancos desenhados pelo próprio Sergio) e o contato com a natureza.


Fonte: Acervo Pessoal e https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

Vale lembrar que eu escolhi falar apenas destes ambientes para o texto não ficar muito extenso, porém, todos os 41 ambientes, de alguma forma, me chamaram a atenção e me inspiraram. É uma visita que vale muito a pena ser feita! Por fim, vale destacar que essa exposição buscou mostrar que é possível criar lugares para todos, como jovens influencers, celebridades, casais, famílias, crianças e até um espaço dedicado aos pets. Ou seja, espaços para serem plenamente vividos por todos.
Caso queira saber mais detalhes respeito dos ambientes, como por exemplo os revestimentos utilizados, escreva nos comentários abaixo. Muito obrigada, beijos e até a próxima!

Redes sociais:
https://www.facebook.com/pennaarqurb
https://www.instagram.com/pennaarqurb/
https://www.youtube.com/c/PennaArquiteturaeUrbanismo

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.