Bate Bola – Dezembro 2019

Dizem que bar é cultura. Acrescento a cadeira do barbeiro. “Filósofos” de botequins, enquanto degustam, e “sábios” nos cortes de cabelo, expressam bordões como “clássico é briga de cachorro grande”, “tirar a barriga da miséria”, “onça beber água”, “chutar o pau da barraca” e tantos outros.

Os dias 23 e 24 de novembro ficarão eternamente marcados como as datas em que o Flamengo fez “barba e cabelo”. Este ditado nos lembra as partidas varzeanas de aspirantes (alguns chamavam de “cascudão”), quando preliminares e titulares (jogos de fundo), venciam conjuntamente.

Falta “fazer o bigode”: o título do Mundial de Clubes no Catar neste dezembro. O Flamengo é o melhor time do Brasil: merecidos os títulos nacional e sul-americano.

Na final da Libertadores, o River Plate jogou bem, mas foi uma delícia ver a cara do treinador Gallardo perplexo e olhando para o vazio quando o Flamengo, no finalzinho, em 4 minutos, virou o placar. Foi o merecido castigo para quem fez cera, catimba e faltas cavadas. Se o River vencesse, seria colocada em xeque a proposta ofensiva do técnico Jorge Jesus: o “mister” português sacudiu o futebol brasileiro como há muito não se via!

A história ensina que políticos tentam se aproximar de conquistas futebolísticas. Outros fazem do futebol o palanque ou se utilizam deste esporte das multidões para suas “carreiras”. Durante o regime militar, a Seleção de 1970 foi utilizada politicamente como sendo uma das virtudes nacionais. Em Lima, no Peru, o atual governador do RJ, no gramado, não se contentou em cumprimentar Gabigol: se ajoelhou, mas o atacante rubro-negro o deu as costas. Muitos políticos deveriam se ajoelhar diante do povo sofrido!

Boa a narração de Luís Roberto de Múcio pela TV Globo, na final da Libertadores. Nascido em São João da Boa Vista/SP, este jornalista (hoje com 58 anos) deu o recado, sem chatice!

O rio-pardense Edson Boaro (Abobrão) será o treinador do Batatais na A-3 do Paulistão 2020, que começará em 26 janeiro do ano que vem, reunindo 16 clubes. Terá Elzo e Mirandinha como auxiliares.
Feliz 2020!!!