Frutas vermelhas e roxas e seus benefícios

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As frutas vermelhas e roxas, como a amora, framboesa, morango, cereja, mirtilo, açaí, goji berry, cranberry e groselha, são também chamadas de berries: pequenas frutas de coloração vermelha ou arroxeada, mundialmente reconhecidas por seu alto valor nutricional atribuído à elevada concentração de vitaminas e compostos bioativos, que são essenciais para a manutenção de uma boa saúde.

As antocianinas – um dos principais compostos presentes nas frutas de coloração vermelho-arroxeada – podem modular a microbiota intestinal pelo efeito prebiótico que exercem, ou seja, elas estimulam a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no intestino. Em conjunto com probiótico, seus efeitos podem ser melhorados, principalmente para pessoas com intestino preso, muitos gases, diarreia, entre outros.

Essas frutas também podem ajudar no desempenho esportivo. Toda vez que você faz algum exercício, seu corpo fica inflamado, o que acarreta em uma pior recuperação muscular e a uma leve queda de imunidade (depende do tipo, duração e intensidade do exercício). Esses alimentos possuem a propriedade de ajudar a diminuir a inflamação corporal, principalmente se consumidos após o exercício fisíco, como por exemplo: ingerir 1 copo de suco de cereja após o exercício.

O resveratrol, composto bioativo encontrado principalmente em uvas roxas e vinhos, possui a capacidade de diminuir a agregação de moléculas de gorduras nas veias e artérias, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Este componente pode ajudar corredores na melhora da capacidade aeróbica.

Essas são apenas algumas das propriedades destas frutas, das quais também são ótimas para prevenção de várias doenças crônicas. Para qualquer dúvida estou à disposição! Um grande abraço e até o próximo mês!!!

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