ALONGAMENTO

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Os benefícios da flexibilidade para o corpo são claros na literatura científica, mas o que deixa alguns desconfiados é que o alongamento antes do treinamento pode prejudicar a performance (e possivelmente os ganhos).

Porém, este estudo bem legal e promissor, feito pelo professor Alexandre Evangelista (@hipertrofia_total) e seus colegas, demonstrou efeitos positivos do alongamento na hipertrofia muscular.⁣

Os indivíduos executaram o treinamento tradicional, mas incluíram 30seg de alongamento entre as séries para o músculo treinado. O alongamento era feito no limite da dor (ou seja, no ângulo em que você não sente dor, mas se puxar um pouquinho mais vai sentir).

A hipertrofia muscular foi aumentada no grupo que fez o alongamento e a hipótese dos autores é que, ao alongar a musculatura, você gera estresse adicional na musculatura e, possivelmente, otimiza o estímulo. Não houve diferença estatística de ganho de força entre grupo que fez alongamento e o que não fez.⁣⁣

Então, é necessário alongar entre as séries se você quer otimizar a hipertrofia?⁣Este é um martelo que ainda não podemos bater, pois o tema é pouco explorado nos estudos científicos. É preciso ter cautela ao concluir a partir deste estudo, porque os indivíduos eram sedentários e foi o primeiro que mostrou benefícios adicionais ao alongar entre as séries.

Porém, acredito ser uma excelente estratégia para implementar em alguns momentos da periodização do treino, pois geralmente o tempo de descanso é um tempo “perdido” e você pode incluir o alongamento para otimizar o tempo/resultado.⁣⁣

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