Projeto de teatro e cinema gratuitos chega a São Paulo

Projeto de teatro e cinema gratuitos chega a São Paulo

Conexão Sustentável Alcoa forma plateias e leva ao público informações sobre preservação ambiental
A cidade paulista de Divinolândia recebe nos próximos dias um projeto itinerante que está levando teatro, cinema e muita diversão a seis municípios de quatro estados. O Conexão Sustentável Alcoa, que já passou por Minas Gerais (Poços de Caldas), fica em São Paulo de 21 a 25 de outubro e depois visita os estados do Maranhão (São Luís) e do Pará (Santarém, Juruti e Óbidos). A programação segue até o dia 6 de dezembro.

As apresentações teatrais e sessões de cinema ocorrem em uma estrutura com capacidade para 30 pessoas, rampa de acesso e espaço para cadeirantes. A sala é climatizada e tem estrutura de som e luz especiais para garantir que o público aproveite ao máximo cada espetáculo.

As peças ficarão à cargo da companhia Trip Teatro. Em “Quiz Intergalático” dois palhaços-cientistas pretendem fazer uma viagem ao espaço. Antes, porém, terão de entender como funciona o planeta Terra, o que vai levá-los a descobertas sobre a importância da preservação do meio ambiente. O público, formado principalmente por crianças, “viaja” e aprende junto com os personagens.

“Com o Projeto Conexão Sustentável, buscamos nos conectar com as comunidades locais. Demonstramos que conceitos de sustentabilidade e inovação andam juntos, gerando valor”, diz a Diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, Michelle Shayo.

Essa é a segunda etapa do Conexão Sustentável Alcoa em 2019. Nos últimos meses uma outra estrutura – o Palco Móvel – percorreu milhares de quilômetros por estradas do Sudeste, Nordeste e Norte do País e promoveu 96 sessões de teatro. “Projetos com esse perfil, que levam cultura até perto das pessoas, são importantes porque ajudam a formar plateias e ao mesmo tempo conscientizam o público”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura.

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Conexão Sustentável Alcoa é realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura. O projeto tem patrocínio da Alcoa e apoio das prefeituras municipais.

Sobre a Alcoa
Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há 130 anos. Desde o desenvolvimento da indústria do alumínio, e ao longo da nossa história, nossos talentosos Alcoanos e Alcoanas seguiram adiante com inovações e melhores práticas que resultaram em eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes onde quer que operemos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores “Agir com Integridade”, “Trabalhar com Excelência” e “Cuidar das Pessoas”. No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Saiba mais sobre a Alcoa acessando www.alcoa.com.br.

Sobre a Magma
A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por cidades de todos os estados das 5 regiões do Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, produzidas para funcionar como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pela Magma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa mobilizar os países e a população geral em busca de novos caminhos para melhorar a vida das pessoas em todo planeta. Em 11 anos de estrada, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades promovidas pela Magma e seus patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO
Sessões intercaladas de cinema e teatro

8h – 9h30 – 14h – 15h30 – 19h

DIVINOLÂNDIA/SP
21 a 23/10 EMEB José Alvares Canha – Bairro Três Barras

24 e 25/10 – EMEB José Pereira da Silva – Bairro Ribeirão de Santo Antonio

SÃO LUIS/MA
29/10 a 02 de novembro
Em frente a UEB Luzenir Mata Roma
Av. Tancredo Neves, 26 – Vila Nova República

SANTARÉM/PA
06/11 – E.M. Eilah Gentil – R. do Rosário, s/n – B. Santarenzinho
07/11 – E.M. Princesa Isabel – Av. Tancredo Neves, s/n – B. Nova República
08/11 – Fluminense Atlético Clube – Av. Presidente Vargas, 1817 – B. Santa Clara
09/11 – E.M. César Simões Ramalheiros – R. Henrique Saraiva, s/n – B. Área Verde

JURUTI/PA
Comunidades:
11/11 – Tabatinga
12/11 – Igarapé Açu
13/11 – Café Torrado
14/11 – São Pedro
15/11 – São Benedito
18/11 – Boa Esperança
19/11 – Jabuti
20/11 – Urucurana
21/11 – Terra Preta do Salé
25 A 29/11 – Tribódromo

ÓBIDOS/PA
02 a 06/12 – Praça da Cultura Palácio José Verissímo