Dicas sobre o bruxismo

0
443

O bruxismo não tem cura. É um distúrbio neuromuscular que gera o reflexo involuntário de ranger ou apertar os dentes. Com o objetivo de diminuir sua intensidade e frequência, podemos utilizar terapias alternativas ou até mesmo medicamentos, com muita cautela.
O cuidado com os possíveis efeitos do bruxismo é essencial. Proteger os dentes do desgaste é um desses cuidados e uma das formas de se fazer isso é com o uso de uma placa.

A placa para bruxismo deve ser cuidadosamente confeccionada e, além de proteger os dentes do desgaste, tem a função de desprogramar o sistema neuromuscular, agindo também na diminuição dos reflexos de ranger e apertar. Muito cuidado com placas macias, já que elas podem piorar o quadro.

Cada caso deve ser tratado de forma individualizada, dependendo do tipo exato de bruxismo. Existe, por exemplo, o bruxismo em vigília. Este acontece durante o dia sem que o paciente perceba. A principal forma de se combater esse tipo de bruxismo é a conscientização, ou seja, o paciente precisa ser lembrado constantemente de que pode estar, naquele momento, apertando ou rangendo seus dentes.

Para saber se a placa ou qualquer outro tipo de tratamento é indicado para você, procure um cirurgião-dentista apto a diagnosticar sua condição.
Até a próxima!

Dr. Márcio Buffoni D’Ávila e Silva
Cirurgião-Dentista – CROSP 94206
Especialista em Dentística Estética Restauradora
Especialista, Mestre e Doutorando em Implantodontia
Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia
(19) 3608-3102
marciobdavila@hotmail.com
Facebook: Márcio D’Ávila
Instagram: marcio_davila

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here