Antibióticos prejudicam os dentes?

0
774

É muito comum o pensamento de que quem ingeriu muito antibiótico tem mais cárie. Essa ideia não tem nenhuma comprovação científica. Os antibióticos são agentes protetores do organismo, usados no combate das infecções causadas por microrganismos prejudiciais.

A cárie é causada por alguns fatores principais, como a dieta rica em açúcar, os tipos de microrganismos presentes na boca, a deficiência de higiene oral e por quanto tempo essas condições persistem.

No entanto, existe um antibiótico específico que pode causar um problema visível nos dentes: a Tetraciclina. Quando ingerida na fase de formação dos dentes, tanto os dentes de leite quanto os permanentes, a tetraciclina tem a capacidade de manchar a dentina, que é a camada interna de todos os dentes. Essas manchas tornam o dente marcado com manchas que podem variar de acinzentado para uma tonalidade próxima do marrom.

Infelizmente elas não respondem bem ao clareamento. Para tratá-las é necessário um recobrimento estético dos dentes com resinas ou facetas de porcelana, devolvendo uma cor natural ao sorriso.
Até a próxima!
Dr. Márcio Buffoni D’Ávila e Silva
Cirurgião-Dentista – CROSP 94206
Especialista em Dentística Estética Restauradora
Especialista, Mestre e Doutorando em Implantodontia
Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia
(19) 3608-3102
marciobdavila@hotmail.com
Facebook: Márcio D’Ávila
Instagram: marcio_davila

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here