Bate Bola – Agosto 2019

Depois do Gauchão pelo Novo Hamburgo, o rio-pardense Luís Gustavo Francisco Camilo teve rápida passagem pela Ferroviária: atuou em 4 partidas pelo Brasileirão da Série D. O zagueiro de 27 anos deixou Araraquara e está defendendo o Cuiabá/MT na atual Série B nacional.

Outro rio-pardense que mudou de clube é o meia João Pedro Florêncio Barbosa: foi emprestado pelo Vila Nova/GO ao Jaraguá, que disputa a segunda divisão do goiano.

Matheus Ferraz voltará aos gramados somente ano que vem. O zagueiro do Fluminense operou o joelho após ruptura no ligamento cruzado na partida contra o Athlético/PR em 2 de junho pelo Brasileirão. Aos 34 anos, o rio-pardense era titular e um dos jogadores mais regulares do tricolor carioca na temporada: atuou em 32 jogos e marcos 3 gols.

O Palmeiras de Felipão, pragmático, competitivo e com melhor elenco. Argentino Sampaoli, treinador do Santos, apaixonado pela posse de bola e do jogo ofensivo. O Flamengo, do técnico português Jorge Jesus, às vezes tem estilo europeu, agressivo e com variações táticas. Estes 3 clubes, pelo menos até 24/07, na conclusão desta coluna, são os favoritos ao título do Brasileirão!

Procurar pelo em ovo pode fazer com que o VAR passe de herói a vilão. Sempre defendi a tecnologia. Mas hoje, todo lance, por mais simples que seja, os árbitros colocam a mão no ouvido para as instruções dos colegas da cabine do VAR. Desde criança, escuto em transmissões que o árbitro bom é aquele que passa despercebido durante os 90 minutos de jogo.

De estarrecer as cenas de agressão de uma torcedora do Internacional a uma gremista no clássico gaúcho do último 21/07 pelo Brasileirão. A vítima estava acompanhada de seu filho menor, chorando e ao mesmo tempo tentando defendê-la. Deliberadamente a agressora pôs em risco a segurança psíquica e física da criança. Triste!