AERÓBIO NÃO EMAGRECE

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Antes do texto, gostaria de expor minha opinião sobre o aeróbio. Ele é inútil? NÃO. Ele tem uma função, muitas vezes, importantíssima, como gerar a adesão às práticas saudáveis, por ser uma atividade tão democrática.

Nunca houve estudos dizendo que aeróbios de baixa intensidade são eficientes, foi apenas uma construção com base em conceitos usados inadequadamente. Quer exemplos? Comparam um grupo de mulheres que permaneceu sedentária por 12 meses com outro que fazia cerca de 18 km de caminhada por semana. Como não houve mudança na alimentação, o déficit calórico estimado passou das 40.000 kcal, o que daria uma perda de aproximadamente 6 kg, segundo cálculos comuns.

Mas o grupo que caminhou saiu de 36,1 para 37,1% de gordura, enquanto o que ficou no Netflix foi de 34,9 para 35,4%. Depois disso, passaram dietas de 1.200-1.400 kcal para mulheres com sobrepeso e as dividiram em 3 grupos: um não fazia nada, um caminhava 5 vezes na semana por 30 minutos e outro caminhava 60 minutos durante 5 vezes na semana.

O que era de se esperar é que a caminhada geraria maior perda de peso, por aumentar o gasto calórico, em à relação dose-dependente, certo? Mas todos perderam o mesmo!  Mais recentemente, colocaram 400 mulheres inativas e com média de 40% de gordura para passar 12 meses caminhando por 30 ou 60 minutos durante cinco vezes 5 por semana, sem mudança na alimentação.

Apesar de estatisticamente haver diferença, a perda foi de míseros 1,79 kg para quem caminhava por 30 minutos e 2,52 kg para quem caminhou uma hora! Pense nisso: uma pessoa com 40% de gordura passa um ano andando uma hora, de segunda a sexta, para perder menos de 50 g por semana?! Fica a dica… Esses estudos são recentes… Cuidado com a modinha. Procure sempre um profissional de educação física registrado no CREF e tenha os seus resultados certos.

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