BuZum! apresenta em Mococa, São José do Rio Pardo e Itobi o espetáculo “Filhotes do Brasil”

0
508
BuZum! apresenta em Mococa, São José do Rio Pardo e Itobi o espetáculo “Filhotes do Brasil”

BuZum! apresenta em Mococa, São José do Rio Pardo e Itobi o espetáculo “Filhotes do Brasil”

Espetáculo “Filhotes do Brasil” e ônibus BuZum! (foto: BuZum/Divulgação)

Com muita história para contar, nesses últimos nove anos de história, o BuZum! chega no interior de São Paulo, levando o teatro gratuito em praças e escolas públicas, a fim de incentivar a cultura por meio de espetáculos que trazem mensagens educativas, com conteúdo instrutivo e ao mesmo tempo alegre.

Exatamente com esse intuito, a Cia. BuZum!, apresentada pelo Ministério da Cidadania, levará o encanto teatral para diversos estados do território nacional.

O diferencial do BuZum! é que ele não é um teatro convencional, no qual as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo. Nesse caso, é a cia que vai à população, apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município.

Em agosto, a cia. BuZum! prepara-se para apresentar no interior de São Paulo com o espetáculo “Filhotes do Brasil”, com o apoio da Renovias. A iniciativa integra as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela concessionária, que administra as rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, conduzido pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). As apresentações acontecerão em Mococa, nos dias 5 e 6 de agosto (segunda-feira e terça-feira), em São José do Rio Pardo nos dias 7 e 8 de agosto (quarta-feira e quinta-feira), em Itobi no dia 9 de agosto (sexta-feira). Serão sete sessões diárias.

Espetáculo “Filhotes do Brasil”
Um mergulho na floresta e suas nuances. O ponto forte dessa peça é a demonstração da vida de animais e a relação entre os pais e seus filhotes, um panorama dessa relação (pais e filhos) entre os animais e também com os seres humanos, apresentando de maneira divertida a proximidade existente deste vínculo em qualquer espécie.

A peça começa com uma família indígena, cujo o chefe conta aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre os animais. Desta forma, ilustrando no palco os diversos tipos de bichos, divididas em três planos: os rios, o ar e a terra. É possível retratar a ligação dos animais com os seus filhotes, colocando as crianças em contato direto com a relação de sobrevivência na floresta.

O espetáculo apresenta ricas histórias que revelam diferentes aspectos dessa situação relacionando a natureza, a sobrevivência de espécies, nicho ecológico e o modo de vida dos animais exóticos e selvagens.

Programação para 2019
O roteiro completo de 2019 do BuZum! será de aproximadamente 200 dias de apresentações, durante o ano inteiro, em oito estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.

A cia. apresentará quatro peças do longo roteiro que circulará pelo país. Os espetáculos são produzidos com exclusividade, presenteando as crianças com duas grandes estreias que mostram mundos mágicos e encantados. Regadas de mitos folclóricos, as histórias trazem a valorização da Cultura Popular Brasileira, a relação de animais vivendo em seu habitat, Histórias Indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte.

Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, e com um público fiel, nesses nove anos, literalmente, de estrada, o BuZum!, estimulará pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível em que os talentosos atores da cia. traduzem nas encenações. Além disso, os pequenos ainda levarão o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos, tanto aos alunos, quanto aos professores.

O projeto BuZUm! foi criado em 2010, quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico. “As crianças gostaram muito do BuZum!, um espetáculo maravilhoso. Houve um aprendizado importante através das apresentações, além do material pedagógico que foi distribuído e ser muito agregador também”, afirma Joelma Santos, coordenadora Pedagógica da escola Maria da Conceição Oliveira Marcondes, em Tatuí/SP. “A peça do BuZum! foi um sucesso aqui em Avaré/SP, as crianças e as professoras adoraram”, cita Alexandra Príncipe, da Equipe da Secretaria Municipal da Educação de Avaré.

Sobre o BuZum!
O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Repertório
Possui 11 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreará dois novos espetáculos que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco, Caipira e Curumim.

Ficha Técnica – Filhotes do Brasil
Concepção e texto: Beto Andreetta
Direção: Wanderley Piras e Adriana Telg
Elenco: Dinho Weller, Lívia Simardi, Priscila Maria, Basílio Ludovico e Fabi Noronha
Trilha sonora: Beto Andreetta
Criação de bonecos e cenário: Dino Souto
Confecção de bonecos e cenário: Thiago Paiva e Lucas Luciano
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Juliana Christão
Produção de campo: Fernando Lima, Henrique Ramos, Leonardo Campos e João Andreetta.
Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Santana, Rodrigo Papa e Deivison Nunes.
Motorista: José Valério e Luiz Carlos
Designer gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira <casadalapa
Direção administrativa: Jackson Iris
Assistente financeiro: Gláucia Souza
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!

SERVIÇO
Novo espetáculo do BuZum! “Filhotes do Brasil”
Cidade: Mococa
Dias: 5 e dia 6 de agosto (segunda-feira e terça-feira)
Local: Praça da Matriz
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 181, Centro, (em frente a igreja São Sebastião) – Mococa-SP
Horários: 8h30 9h10 9h50 10h30 – 13h30 14h10 14h50

Cidade: São José do Rio Pardo-SP
Dia: 7 de agosto (quarta-feira)
Local: EMEB Zélia Maria Zanetti e Creche Gilda Zanetti
Endereço: Rua Rodrigo Fernandes da Silva, 664 -Vila Verde, São José do Rio Pardo – SP
Horários: 8h30 9h10 9h50 10h30 – 13h30 14h10 14h50
Dia: 8 de agosto (quinta-feira)
Local: EMEB Stella Maris Barbosa Catalano – Creche Natal Bortot
Endereço:Avenida dos Braguettas,1055 – Bairro Cassucc, São José do Rio Pardo – SP
Horários: 9h00 9h40 10h20 – 13h30 14h10 14h50 15h30

Cidade: Itobi-SP
Dia: 7 de agosto (quarta-feira)
Local: Escola Estadual José Zilah Gonçalves dos Santos
Endereço: Av. Alcídes Ferri – Princesa do Rio, Itobi – SP
Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50 aguardando confirmação dos horários

Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here