Tipos de enxaguatório para higiene oral

0
337

Enxaguatórios fazem parte da nossa rotina, cada vez mais presentes em propagandas e disponíveis nas farmácias. Porém, existem diferentes tipos de enxaguatórios, cada um com sua função específica.

Antissépticos: São os mais comuns, mais facilmente encontrados e mais utilizados. Contêm ativos que eliminam algumas bactérias e promovem a sensação de frescor e hálito mais fresco. Mas, lembre-se: eles não substituem a escovação e o fio dental, são apenas um complemento para a higiene bucal correta. Exemplos comerciais: Plax, Cepacol, Listerine, Oral-B. Importante: Prefira os sem álcool.

Antimicrobianos: A Clorexidina é o princípio ativo mais conhecido dessa categoria. São medicamentos e devem ser usados apenas pelo período recomendado pelo (a) profissional. São muito utilizados antes e depois de procedimentos cirúrgicos (extrações, implantes, cirurgias gengivais). Exemplo: Colgate Periogard.

Soluções com Flúor. Mais comuns recentemente, são indicados para pacientes com alto índice de cárie ou durante tratamento ortodôntico (aparelhos). Também devem ser utilizados por um período controlado de tempo. Exemplo: Colgate OrthoGuard, Elmex Fluoreto de Amina.

Se você deseja algum tema específico sendo abordado nesta coluna, envie um e-mail para marciobdavila@hotmail.com, com a sua sugestão.

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here