Imunidade no inverno

Nos meses de inverno, é muito comum encontrar pessoas com sinais e sintomas de gripes, resfriados, rinite, asma, bronquite e infecções respiratórias no geral. No frio, além das temperaturas amenas, o clima é mais seco e com isso ocorre aumento das partículas de poluição e as vias aéreas ficam mais secas, o que faz com que fiquemos mais suscetíveis aos patógenos.

Algumas atitudes do dia a dia, como manter o corpo aquecido e evitar choque térmico, contribuem para nos proteger contra essas doenças. No entanto, manter o sistema imunológico em bom funcionamento é uma das principais armas que temos. Uma alimentação equilibrada e individualizada é aliada do sistema imunológico.

Adicionar alguns alimentos à sua alimentação nessa época do ano pode garantir uma melhora do sistema imune. O alho, por exemplo, é um alimento antisséptico e anti-inflamatório que possui excelentes resultados no combate a gripes e resfriados.

Os alimentos com alto teor de vitamina C também podem cooperar com a imunidade pois ajudam a aumentar a resistência do organismo. Laranja, acerola, pimentão e kiwi são exemplos destes alimentos. Com uma única acerola, você praticamente consegue a quantidade diária necessária de vitamina C.

As oleaginosas (castanha do Pará e caju, amêndoas, macadâmia, noz) são ricas em zinco – nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico – e em vitamina E. Elas são benéficas principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Já o própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral… Uma dica de consumo é ingeri-lo antes de dormir ou ao acordar, e ele pode ser misturado em água para amenizar o sabor.

E, apenas para lembrar: o sono, o exercício físico e o consumo de água também podem cooperar para manter o sistema imune em dia.
Um grande abraço!!!