Dessalinização, uma saída para a crise de água

No último mês de julho, realizou-se na cidade de Natal (Rio Grande do Norte) o 30º Congresso Nacional de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Nesse evento, foram abordados vários temas relacionados aos recursos hídricos e às tecnologias existentes no mercado hoje, uma vez que investimentos neste setor são de suma importância no cenário atual.

Lá foi apresentado um projeto realizado pela empresa GS Inima Brasil, para o governo do Estado do Ceará, que é a instalação da primeira estação de dessalinização de grande porte para consumo humano. Todo estudo e levantamento técnico foram realizados pelo engenheiro Eduardo Berrettini, gerente técnico da empresa.

Juntamente com o governo cearense e a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), o principal objetivo deste projeto é combater a crise hídrica que se abate sobre a região metropolitana de Fortaleza, e poderá atender cerca de 300 mil pessoas.

Já em processo de licitação pelo governo do Estado do Ceará, a implantação da primeira dessalinização em grande porte será operada por osmose reversa, para tratar a água do mar que será convertida em água potável. A planta terá capacidade de produzir um metro cúbico de água potável por segundo e, consequentemente, oferecer água com maior qualidade.

Este processo é muito eficiente e temos como um grande exemplo de bom funcionamento em países como Israel, sobre o qual o atual presidente brasileiro está muito interessado em importar esta tecnologia e expandir em todo território nacional.
Foto: www.linkedin.com