NERVO CIÁTICO

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática, que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Os remédios para dor no nervo ciático – também chamada de ciatalgia – que podem ser prescritos pelo médico incluem analgésicos e anti-inflamatórios, como Paracetamol, Ibuprofeno ou Naproxeno, em caso de dor leve ou moderada, mas não são eficazes.

O tempo da cura do nervo ciático inflamado é variável, dependendo de quão grave é a doença. Há casos de pacientes que melhoram de maneira quase completa após 2 ou 3 dias, com o desaparecimento da inflamação aguda após isto. Geralmente o tempo de recuperação leva cerca de 3 a 4 semanas, com a terapia certa para o caso.

Dores no nervo ciático podem atrapalhar sua rotina de treinos, por isso, exercícios de alongamento são essenciais para evitar esse problema. Sentir dores no nervo ciático é mais comum do que você pensa – e não tem hora para acontecer. Mas geralmente te pega desprevenido e, se forem muito fortes – podem até te tirar dos treinos por uns dias.

A maioria das causas de dor no Nervo Ciático é devida a alguma lesão ou compressão do nervo, que pode ser resultado de:
• Lesão ou fratura pélvica
• Tumores ou diabetes mellitus
• Infecção pelo vírus Herpes
• Síndrome do músculo piriforme
• Deslocamento ou inflamação do disco

Seu sintoma apresenta uma Dor em um lado só da nádega ou perna, indo até o pé, uma sensação de queimação ou formigamento, possível fraqueza, dormência ou dificuldade em mover a perna, ou os pés, Irritação constante que aparece apenas com certos movimentos/posições.

E como solucionar esse problema? Você pode reduzir ou eliminar a dor e voltar para seu estilo de vida ativo, basta uma abordagem específica, dependerá de qual patologia lombar está causando esses sintomas.