Consumo de líquidos no inverno

No período do inverno é comum ingerir menos água. Como transpiramos menos e, em geral, reduzimos a prática de exercícios físicos, sentimos uma necessidade menor de ingerir líquidos. Entretanto, essa diminuição afeta todo o corpo, especialmente o sistema respiratório. Isso porque o muco das vias nasais fica menos fluido com a falta de água, facilitando a entrada de vírus e bactérias, causadores de doenças.

E, nesta época do ano, nós temos uma tendência a eliminar mais água pela urina, já que suamos menos do que nos dias mais quentes. Quem já desenvolveu algum problema renal deve p restar atenção nessa época do ano para evitar que tais doenças se agravem. Além das pessoas com problemas que têm tendências à formação de pedras no rim, o alerta também vale para quem sofre com infecções urinárias de repetição. E a falta de líquido pode prejudicar quem tem problemas de pele e praticantes de exercício físico ao ar livre.

Uma maneira prática de saber quanto você deve ingerir de líquidos por dia é fazer o cálculo de 30ml-50ml x Peso (kg). Por exemplo: um indivíduo de 70kg deveria ingerir entre 2100ml a 3500ml de líquidos por dia. Isto pode variar de acordo com o tipo e horas de exercício, idade e temperatura.

Quem não gosta muito de água pode tentar saborizar com hortelã ou frutas. Outra maneira de aumentar a ingestão de líquidos é o consumo de chás. Frutas como melão, melancia, laranja e abacaxi também são algumas opções para ajudar a manter o controle de líquidos.

O que não deve ser feito é consumir menos água ou sucos naturais e aumentar a quantidade de refrigerantes ou sucos artificiais.

O consumo de sopa é interessante para ajudar a manter o controle hídrico. Evite sopa mais calórica apenas com carboidratos ou com muito creme de leite. Procure fazer sopas nutricionalmente mais completas, com adição de carnes, legumes e azeite.

Sempre procure um profissional para melhor adequar suas necessidades. Um abraço e até o próximo mês!!!