Leitura de rótulo

0
338

A leitura de rótulos é a opção mais inteligente para decidir qual alimento industrializado você deve escolher. Muitas vezes as pessoas se deixam enganar pela parte da frente das embalagens pois elas induzem a crer que alguns produtos são saudáveis. Palavras como fit, diet, light e “zero adição de açúcar” são comumente utilizadas para atrair os consumidores, mas, na maioria das vezes, não indicam bons produtos.

A primeira regra da leitura de rótulos é ler a lista de ingredientes. O primeiro ingrediente é o ingrediente mais presente no produto, o segundo ingrediente é o segundo mais presente no produto, seguindo uma ordem decrescente. Por exemplo, um alimento integral deve ter o primeiro ingrediente integral. Logo, um pão para ser considerado integral deve possuir farinha de trigo integral como primeiro ingrediente.

Outro item importante é a posição do açúcar na lista. Muitos produtos o possuem como segundo ingrediente, o que não o torna interessante para consumo. Inclusive alguns industrializados que alegam “zero açúcar” possuem açúcar, mas escrito de outra maneira, como maltodextrina, xarope, suco de maçã, glucose, entre outros nomes. Observem a lista de ingredientes da granola, gelatina e de achocolatado diet.

Alimentos como bolachas e torradas integrais, na maioria das vezes, são escolhas ruins. Mesmo que o primeiro ingrediente seja farinha integral, observem o segundo e terceiro ingredientes… normalmente serão açúcar e gordura vegetal! E reparem o tamanho da lista destes alimentos. Vale a pena trocar um pão francês que utiliza 5 a 6 ingredientes por esses produtos? Na minha opinião, não.

Os iogurtes são produtos que confundem. Os iogurtes com sabores são lotados de açúcares e o que menos eles possuem são frutas. No rótulo, você verá como preparado de frutas.

E, lembrem-se, alimento diet significa que houve a exclusão de algum produto, não necessariamente açúcar. E alimento light significa redução de 25% de algum nutriente, não necessariamente calorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here