ABDÔMEN – Diastasis Recti

0
364

Diastasis recti é uma separação dos dois ventres musculares do músculo reto abdominal (músculo de 6 unidades) na linha alba, que é o tecido conjuntivo que geralmente os mantém unidos. É comumente visto em mulheres grávidas, prematuros e em indivíduos com excesso de peso e com grande abdome, pois isso serve para pressionar mais essa região.

Um diagnóstico positivo pode ser feito clinicamente se você puder colocar 2 ou mais dedos (~ 2 cm) entre as 2 barrigas musculares.

Está correlacionado com níveis aumentados de dor lombar? Não. No entanto, está correlacionado com músculos abdominais excessivamente alongados e fracos. Pode ser surpreendente que os músculos abdominais fracos não estejam fortemente correlacionados com a dor lombar, mas é a verdade. Isso significa que não há pessoas que provavelmente usariam mais força de seus músculos abdominais para ajudar com a dor lombar? Claro que não, porque todos os casos são únicos.

Neste caso, esse paciente nunca se queixou de dor lombar, mas teve uma separação bastante grande quando contraiu seus abdominais. Estou dizendo que isso nunca contribuirá para qualquer dor lombar no futuro? Não. Mas eu realmente não posso prever se vai ou não.

Isso precisa ser corrigido? Não necessariamente, como é (muitas vezes) não uma hérnia verdadeira e não arrisca o estrangulamento para os intestinos. No entanto, muitas pessoas optam pela cirurgia por razões estéticas. Curiosamente, uma revisão sistemática mostrou que a realização de exercícios abdominais durante a gravidez reduziu a presença de diástase retal em 35% durante e após a gravidez.

Então, o fortalecimento abdominal pode ser benéfico para fins de prevenção. Por isso, procure sempre um Profissional de Educação Física formado e registrado no CREF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here