LESÃO RETO FEMORAL

O músculo reto femoral (RF) é a cabeça mais superficial do músculo quadríceps e permite a flexão do quadril e a extensão do joelho. Sua origem é tendinosa e consiste de cabeça direta (CD) e cabeça indireta (CI) emergindo respectivamente da espinha ilíaca anteroinferior (EIAI) e da crista acetabular superior. O RF é o músculo mais comumente lesado do compartimento anterior da coxa. Sua patologia é comum entre os atletas durante os mecanismos de chute, sprints ou pouso após salto e, principalmente, diz respeito à junção musculotendinosa (JMT).

A CD surge da EIAI e forma a fáscia superficial do músculo. A CI é levemente distal e lateral, emerge da crista acetabular superior e se estende por uma aponeurose central e sagital, que percorre até dois terços do ventre muscular. Além disso, uma terceira cabeça ou tendão recorrente é descrita em estudos com cadáveres, mas não na literatura radiológica. De acordo com um estudo realizado por Tubbs, que dissecou 96 quadris, a terceira cabeça foi encontrada em 83% dos espécimes. Emerge da borda lateral da CD e termina profundamente no ligamento iliofemoral da articulação do quadril e se mistura superficialmente com a inserção trocantérica do glúteo mínimo.

Lesões do RF ocorrem principalmente entre jogadores de futebol. De fato, os estiramentos do quadríceps são a quarta lesão mais comum experimentada pelos chutadores. Nos jogadores de elite, as lesões do quadríceps causam mais jogos perdidos do que os estiramentos dos isquiotibiais ou do grupo adutor. Em atletas, movimentos repetidos de flexão do quadril ao chutar e correr são os principais mecanismos de lesão.

Os fatores intrínsecos incluem idade, história prévia de lesão no quadríceps, atletas com baixa estatura e alto peso corporal e flexibilidade diminuída. Fatores extrínsecos referem-se às condições ambientais de exercício físico e a frequência de lesão do quadríceps tende a ser mais importante com esportes em solo seco e duro.

Por isso consulte sempre um Profissional Formado e Credenciado de Educação Física e obtenha melhor performance, desempenho e resultados.